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TítuloO trabalho com o Projeto Curricular Integrado na perspectiva Brasil-Portugal: contribuições ao processo de formação do professor do 1.º ciclo do ensino fundamental
Autor(es)Felício, Helena Maria dos Santos
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveProjeto Curricular Integrado
Desenvolvimento Curricular
Formação de Professores
1.º Ciclo do Ensino Básico
Projet Integré du Curriculum
Développement Programmatique
Formation de Professeurs
DataJan-2017
EditoraAFIRSE Portugal
CitaçãoHelena, Felício & Silva, Carlos (2017). O trabalho com o Projeto Curricular Integrado na perspectiva Brasil-Portugal: contribuições ao processo de formação do professor do 1.º ciclo do ensino fundamental. In J. Pinhal, F. Costa & R. Faria (Orgs.). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores (pp. 402-417). Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal (28, 29 e 30 de janeiro de 2016). Lisboa: AFIRSE Portugal / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8272-26-3
Resumo(s)Este trabalho analisa as contribuições do Projeto Curricular Integrado (PCI) na formação de professores para o 1º ciclo do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência desenvolvidas no Brasil e outra em Portugal. Considerando que a docência, nesta etapa é orientada para um trabalho integrado das diferentes áreas do conhecimento, torna-se necessário que os futuros professores tenham experiências formativas que contribuam para o exercício profissional nesta perspectiva. Fundamentados nos pressupostos do currículo como projeto integrado, e no PCI enquanto opção metodológica que fundamenta, articula e orienta as decisões sobre a intervenção pedagógica a partir da integração do conhecimento escolar (Alonso, 2002), construímos este estudo a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se da análise documental e de grupos focais, enquanto procedimentos para recolha de informações. Ponderando as especificidades do trabalho com o PCI no Brasil e em Portugal, os primeiros resultados evidenciam que, enquanto processo formativo, em Portugal o trabalho com o PCI está incorporado em uma unidade curricular, atingindo a totalidade dos acadêmicos do curso. Ao passo que, no Brasil está alocado em iniciativas desenvolvidas por um programa de iniciação à docência, restrito à um grupo específico de acadêmicos. Enquanto contribuição para a formação profissional, os acadêmicos, tanto do Brasil quanto de Portugal, indicam que o trabalho com o PCI: permite um avanço na compreensão do currículo enquanto construção no cotidiano escolar; ratifica a categoria “professor pesquisador” como imprescindível no exercício da docência; provoca a consideração das necessidades de aprendizagem dos educandos; suscita a experiência do trabalho colaborativo com seus pares; redimensiona as ações pedagógicas na perspectiva de “atividades integradoras”, que organizam o conhecimento de forma globalizada e contextualizada na experiência dos estudantes. Assim, podemos indicar, como considerações finais, que possibilitar ao futuro professor a experiência com o PCI, é investir na melhoria do processo formativo, uma vez que o mesmo favorece uma concepção mais alargada e flexível do currículo; a construção de competências profissionais necessárias às exigências do atual contexto escolar; o entendimento da relevância e significatividade dos processos de aprendizagens; articula a formação com os contextos de trabalho; conferindo, por fim, sentido ao processo de formação profissional.
Ce travail objective à présenter des analyses d’un étude qui investigue les contributions du travail avec le Projet Integré du Curriculum (PCI) dans la formation d’enseignents pour professeurs du 1er cycle de l’Éducation de Base, à partir de deux essais développés: une au Brésil et une autre au Portugal. Considerant que l’enseignement, dans cette étape de la scolarité est orienté vers un travail integré des diferentes aires de la connaissance, il devient nécessaire que les futurs professeurs aient des expériences formatives que contribuent pour l’exercice professionnel dans cette perspective. Fondés aux présuppositions du programme comme projet integré, et dans le PCI comme option methodologique qui établit, articule et oriente les décisions sur l’intervention pédagogique à partir de l’intégration de la connaissance scolaire (ALONSO, 2002), nous avons construit cet étude à partir d’une abordage qualitative de la recherche, en utilisant l’analyse documentaire (des rapports produits par les académiciens) et des groupes focaux, comme procédés pour la collecte d’informations. Ponderant sur les spécificités du travail avec le PCI au Brésil et au Portugal, les premiers résultats mettent en évidence, que comme procés formatif, au Portugal le travail avec le PCI est incorporé dans une unité programmatique, touchant la totalité des académiciens du cours. D’autre part, au Brésil il est situé dans des iniciatives développées par un programme d’ initiation à l’enseignement, restreint à un groupe spécifique de académiciens. Cependant, comme apport pour la formation proféssionnelle, les académiciens, tant au Brésil qu’ au Portugal, indiquent que le travail avec le PCI : il permet un progrès dans la compréhension du programme comme construction dans le quotidien scolaire; il ratifie la catégorie «professeur rechercheur» comme indispensable dans l’exercice de l’enseignement; il provoque la considération des besoins d’aprentissage des élèves; il suscite l’ expérience du travail colaboratif avec ses paires; il remesure les actions pédagogiques dans la perspective des «activités intégratives», qui organisent la connaissance de façon globalisé et contextualisé dans l’expériance des étudiants. De cette façon, on peut indiquer, comme des considérations finales, que rendre possible au futur professeur l’ expérience avec le PCI est investir à l’amélioration du procés formatif, vu qu’il favorise une conception plus étendue et flexible du programme; la construction de compétances professionnelles nécessaires aux exigences du contexte scolaire actuel; la compréhension de l’importance et signification des procés d’aprentissage; attribuant, finalement, du sens au procés de formation professionnelle.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoA produção deste texto insere-se num leque mais vasto de atividades dinamizado pelo Protocolo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a Universidade do Minho (UM), firmado no início de 2016, com o objetivo de mobilizar recursos com o propósito de desenvolver ações de intercâmbio técnico-científico e cultural, procurando contribuir para a expansão qualitativa de atividades de ensino, pesquisa/investigação e extensão/contato com a comunidade em ambas academias.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52460
ISBN978-989-8272-26-3
Versão da editorahttps://goo.gl/D7FJQ4
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
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