Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52249
Título: | As Tecnologias de Informação e Comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidade |
Outro(s) título(s): | The Information and Communication Technologies as agents of integration of the curriculum with glocality Tecnologías de Información y Comunicación como agentes de integración curricular con la glocalidad |
Autor(es): | Silva, Bento Duarte Sartori, Ademilde Silveira Martini, Rafael Gué |
Palavras-chave: | Tecnologia educativa Educomunicação Currículo escolar Ecossistema comunicativo Audiovisual Educational technology Educommunication School curriculum Communicative ecosystem Audio-visual Tecnología educacional Comunicación educativa Ecosistema de comunicacíon |
Data: | Jul-2017 |
Editora: | Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
Revista: | Revista Observatório |
Citação: | Silva, Bento, Sartori, Ademilde & Martini, Rafael (2017). As tecnologias de informação e comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidade. Revista Observatório, Universidade Federal de Tocantins, Palmas, v. 3, n. 4,, pp. 387-406. |
Resumo(s): | A partir de um estudo de caso qualitativo sobre o programa de extensão Educom.Cine, que promoveu a produção audiovisual no ensino fundamental, refletimos sobre a possibilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se configurarem como a espinha dorsal de um currículo mais atento aos processos de integração da escola com sua localidade. Nesta perspectiva, a escola se tornaria o centro de gerenciamento de diversos canais comunitários de comunicação, onde a produção escolar seria vinculada e publicizada à toda a comunidade. Esta se configuraria em uma proposta de integrar o uso das TIC no ambiente escolar com seu uso não-formal estimulando os estudantes a agir no local (bairro) pensando também no global, numa perspectiva glocal. Based on a qualitative case study on the Educom.Cine extension program, which promoted audiovisual production in elementary education, we reflected on the possibility of Information and Communication Technologies (ICT) becoming the backbone of a more attentive curriculum to the processes of integration of school with its locality. In this perspective, school would become the center of management of several community communication channels, where school production would be linked and publicized to the whole community. This would be part of a proposal to integrate the use of ICT in school environment with its non-formal use, stimulating the students to act in the local (neighborhood) considering also the global, in a glocal perspective. A partir de un estudio de caso cualitativo del programa de extensión Educom.Cine, que promovió la producción audiovisual en la escuela primaria, se reflexiona sobre la posibilidad de que las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) si configuren como columna vertebral de un currículo más atento a cerca de los procesos de integración de la escuela con su localidad. En esta perspectiva, la escuela se converte en el centro de la gestión de los canales comunitarios de comunicación, donde la producción de la escuela sea divulgada a toda la comunidad. Esto se configura en una propuesta para integrar el uso de las TIC en el entorno escolar con su uso no formal, estimulando los estudiantes para tomar medidas en nivel local (bairros) y también a pensar globalmente, en una perspectiva glocal. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52249 |
DOI: | 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p387 |
ISSN: | 2447-4266 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A GLOCALIDADE.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |