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https://hdl.handle.net/1822/52244
Título: | Potencialidades da aprendizagem baseada em projetos orientados para a resolução de problemas em saúde e ambiente |
Autor(es): | Vilaça, Teresa Mabote, Carla |
Palavras-chave: | Ensino superior Aprendizagem baseada em projetos Resolução de problemas Saúde Ambiente Supervisão entre pares |
Data: | 2016 |
Editora: | De Facto Editores |
Citação: | Vilaça, T., & Mabote, C. (2016). Potencialidades no ensino superior da aprendizagem baseada em projetos orientados para a ação na resolução de problemas de saúde e ambiente. In F. Vieira et al. (Eds.), Inovação pedagógica no ensino superior: ideias (e) práticas. Santo Tirso: De Facto Editores. |
Resumo(s): | A aprendizagem baseada em projetos (ABPj) parte do pressuposto que os problemas do mundo real prendem a atenção dos alunos e provocam-lhes reflexões sérias, à medida que vão adquirindo e aplicando novos conhecimentos num contexto de resolução de problemas e ligam as experiências da vida real com a vida na universidade. Neste estudo explorara-se o uso da supervisão clínica reflexiva entre pares, na disciplina de mestrado “Educação Ambiental e Saúde”, envolvendo 49 alunos, professores de Ciências que lecionavam na universidade ou nas escolas públicas, para responder a duas questões de investigação: i) que tipo de feedback é fornecido ao par observado para o ajudar a desenvolver-se profissionalmente?; ii) que metodologias de ensino são percepcionadas pelos pares como mais positivas para desenvolver as suas competências para a prática profissional em educação para a saúde e sustentabilidade ambiental? Os dados recolhidos através de notas de campo foram analisados num sistema de categorias indutivas. Verificou-se que a maior parte dos professores sentiu necessidade de melhorar as suas competências a nível da comunicação durante a aula, aspetos metodológicos na implementação da aula e na ligação da teoria com a prática da vida real. Também se verificou que a maior parte dos pares considerou que a ABPj orientada para a ação foi a metodologia que melhor desenvolveu as suas competências para a prática profissional. Uma das principais implicações deste estudo é mostrar que a combinação da supervisão clinica reflexiva entre pares com a ABPj na universidade, integra de uma forma relevante o currículo com o mundo real e aumenta as competências dos alunos para a prática profissional. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52244 |
ISBN: | 978-989-8557-72-8 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016-Vilaca_Mabote.pdf Acesso restrito! | 1,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |