Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52239

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.contributor.authorJensen, Bjarne Bruunpor
dc.date.accessioned2018-03-13T14:08:24Z-
dc.date.available2018-03-13T14:08:24Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.citationVilaça, T., & Jensen, B.B. (2014). Aplicando a metodologia S – IVAC em escolas para explorar a criatividade dos alunos em resolver problemas de saúde sexual (Applying the S-IVAC methodology in schools to explore students' creativity to solve sexual health problems). Educação: Teoria e Prática, 24 (45), 216-232. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n45.p216-232por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52239-
dc.description.abstractUma pesquisa para avaliar o desenvolvimento participativo e ações orientadas para projetos de educação sexual em escolas (do 7º ao 12º anos) (n=16), com o uso de TIC descreverá os seguintes objetivos: i) discutir a criatividade da visão dos alunos em relação a como o mundo e suas vidas poderiam ser, e como a sociedade e meio ambiente poderiam melhorar em relação a suas preocupações sexuais; e ii) caracterizar o tipo de ações feitas para resolver seus problemas sexuais. A observação do participante, entrevista em grupo e materiais disponibilizados online pelos alunos foram selecionados como técnicas de pesquisa para triangulação dos dados. Os resultados principais mostraram que esses alunos pensaram de forma criativa para formular visões e desenvolver, individualmente, ações reflexivas que levam a mudanças positivas em seus estilos de vida e/ou condições de vida que melhoram sua sexualidade.por
dc.description.abstractA research to evaluate the development of participatory and action-oriented sexuality education projects in schools (7Th to 12th grades) (n=16), with the use of ICT will be described with the following objectives: i) to discuss the creativity of students’ visions regarding how the world and their lives could be, and how society and the environment could be improved in relationship to their particular sexual concerns; and ii) to characterize the type of actions carried out to solve their sexual problems. Participant observation, group interviews and materials put online by students were selected as research techniques for the triangulation of data. The principal results showed that these students thought creatively to formulate visions and develop, individually or collectively, reflexive actions, which lead to positive changes in their lifestyles, and/or living conditions, which improve their sexuality.por
dc.description.abstractUna investigación para evaluar el desarrollo participativo y acciones orientadas a proyectos de educación sexual en las escuelas (del 7º al 12º años) (n=16), con el uso de TIC describirá los siguientes objetivos: i) discutir la creatividad de la visión de los alumnos con relación a cómo el mundo y sus vidas podrían ser, y cómo la sociedad y medio ambiente podrían mejorar con relación a sus preocupaciones sexuales; y ii) caracterizar el tipo de acciones llevadas a cabo para resolver sus problemas sexuales. Los alumnos seleccionaron la observación del participante, entrevista en grupo y materiales disponibilizados en línea como técnicas de investigación para la triangulación de los datos. Los resultados principales mostraron que esos alumnos pensaron de forma creativa para formular visiones y desarrollar, individualmente, acciones reflexivas que llevan a cambios positivos en sus estilos de vida y/o condiciones de vida que mejoran su sexualidad.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectConhecimento orientado para açãopor
dc.subjectCompetência para a açãopor
dc.subjectSexuality educationpor
dc.subjectAction-oriented knowledgepor
dc.subjectVisionspor
dc.subjectActionspor
dc.subjectAction competencepor
dc.titleAplicando a metodologia S – IVAC em escolas para explorar a criatividade dos alunos em resolver problemas de saúde sexualpor
dc.title.alternativeApplying the S – IVAC methodology in schools to explore students’ creativity to solve sexual health problemspor
dc.title.alternativeAplicando la metodología S – IVAC en las escuelas para explorar la creatividad de los alumnos en resolver problemas de salud sexualpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8652por
oaire.citationStartPage216por
oaire.citationEndPage232por
oaire.citationIssue45por
oaire.citationConferencePlaceRio Claropor
oaire.citationVolume24por
dc.identifier.eissn1981-8106-
dc.identifier.doi10.18675/1981-8106.vol24.n45.p216-232por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEducação: Teoria e Práticapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014-Vilaca_Jensen-Aplicando_a_metodologia_S_-_IVAC_em_escolas_para_e.pdf661,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID