Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52209

TítuloAfetividade no contexto acadêmico: perceção de mestrandos de um curso oferecido em regime b-learning
Autor(es)Pereira, Ana Lúcia
Silva, Bento Duarte
Almeida, Laurinda Ramalho de
Palavras-chaveAfetividade na educação superior
Interação
Educação a distância
Blended-learning
Data2016
EditoraInstituto Politécnico de Bragança (IPB)
CitaçãoPereira, Ana Lucia, Silva, Bento e Almeida, Laurinda (2016). Afetividade no Contexto Acadêmico: Perceção de mestrandos de um Curso Oferecido em regime de b-learning. In: Miranda, L., Alves, P e Morais, C. VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, pp. 1648-1659.
Resumo(s)Este texto discute os resultados de uma investigação que envolveu 26 mestrandos do curso de Ciências da Educação: Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. O objetivo foi verificar a perceção dos estudantes sobre o papel da afetividade no decorrer do curso, que é oferecido na modalidade blended-learning. Para tanto aplicou-se um inquérito de autopreenchimento online. A análise descritiva dos dados indicou que o grau de satisfação dos estudantes é mais elevado em relação à interação com os professores do que com os colegas de curso, o que enfatiza a importância da intensificação de atividades favorecedoras do sentimento de pertença, da sensação de “estar junto virtual” e de fazer parte de uma “turma”. As médias de intensidade dos sentimentos de nuances positivas se mostraram mais elevadas que as dos de nuances negativas, entretanto merecem atenção os sentimentos de ansiedade e preocupação. Breves cursos de capacitação antes do início do mestrado podem ser uma boa estratégia para abreviar tais sentimentos desagradáveis.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52209
ISBN978-972-745-205-7
Versão da editorahttp://hdl.handle.net/10198/12934
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Afetividade no Contexto Acadêmico - Atas_CMEA2016.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID