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dc.contributor.authorMateus, Isabel Cristinapor
dc.date.accessioned2018-03-12T16:18:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52146-
dc.description.abstractNa sequência da erosão do positivismo científico, as duas últimas décadas de oitocentos testemunham um desassossego cultural e artístico que virá a irromper e ganhar forma de expressão nas poéticas do século XX, em particular na aventura surrealista. Em Portugal, alguns autores testemunham esse intenso período de gestação da modernidade artística mostrando-se em sintonia com (e, em certos momentos, antecipando) a hora europeia. Loucura, fragmentação interior, descoberta do inconsciente, diálogo interartístico (e em especial com as artes plásticas), experimentalismo linguístico, linguagem visual, escrita pulsional são caminhos que já então se abrem e se cruzam, caminhos que o surrealismo viria mais tarde, com um atraso que não deixa de ser surpreendente, percorrer. Entre esses autores, a “tinta delirante” de Fialho d’Almeida constitui, mais do que um momento precursor, um elo de ligação tão inesperado quanto fundamental.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectSurrealismopor
dc.subjectLoucurapor
dc.subjectFialho de Almeidapor
dc.subjectDiálogo interartespor
dc.titleTinta delirante & outras loucuras: raízes oitocentistas do Surrealismo em Portugalpor
dc.typepanelPresentationpor
dc.peerreviewednopor
oaire.citationConferenceDate18 Nov. - 21 Nov. 2013por
sdum.event.titleCongresso Internacional Surrealismo(s) em Portugal: no 60º aniversário da morte de António Maria Lisboapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/draftpor
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