Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52088
Título: | TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo |
Autor(es): | Ribeiro, Iolanda Viana, Fernanda Leopoldina Cadime, Irene Maria Dias Santos, Sandra Cristina Silva Spinillo, Alina Galvão |
Palavras-chave: | Compreensão da leitura Avaliação Compreensão de textos Textos narrativos |
Data: | 2014 |
Editora: | CEGOC- TEA Edições |
Resumo(s): | O TCTML-n permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos narrativos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a avaliação da compreensão de textos narrativos na modalidade de leitura foram construídos 4 textos narrativos. Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um trabalho de cooperação com os escritores, de modo a assegurar que os textos se ajustavam em termos de extensão e vocabulário aos níveis de escolaridade das crianças. O TCTML-n pode ser aplicado individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. Existem 3 versões com textos narrativos (2º, 3º e 4º anos de escolaridade) constituídas, cada uma delas, por 27 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla. Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorganização e Compreensão Crítica. A tarefa da criança consiste na leitura de pequenos textos, cada um deles seguido de um conjunto de perguntas e das respetivas opções de resposta. |
Tipo: | Outro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52088 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CIEC - Outros CIPsi - Outros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico.pdf Acesso restrito! | 1,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |