Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51889
Título: | A Educomunicação do rádio |
Autor(es): | Silva, Bento Duarte Teixeira, Marcelo Mendonça |
Palavras-chave: | Educomunicação Rádio educativa |
Data: | 2015 |
Editora: | SENAR-Pr. |
Resumo(s): | O neologismo Educomunicação que em princípio parece uma mera junção entre educação e comunicação, na realidade, não apenas une áreas, mas destaca de modo significativo um terceiro termo, a “ação”. É sobre ela que continua a recair a tônica quando a palavra é pronunciada, dando-lhe um significado particularmente importante. Educação e Comunicação – assim como a Educomunicação – são formas de conhecimento, áreas do saber ou campo de construções que têm na ação o seu elemento inaugural, reconhece Soares (2006). Trata-se de conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos presenciais ou virtuais, tais como escolas, centros culturais, emissoras de televisão e rádios educativas, centro produtores de materiais educativos analógicos e digitais, centros de coordenação de educação à distância ou e-learning (SOARES, 2000). Nesse cenário, o rádio contemporâneo se destaca na educação, não só no sentido de comunicativo, mas como uma interface de formação mista ou formação virtual, que se caracteriza pela ausência de determinações e limitações temporais, estimulado por interações síncronas e assíncronas com claros objetivos de ensino-aprendizagem. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51889 |
ISBN: | 978-85-7565-128-5 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educomunicação do Rádio- livro - TecnologiasDigitaisConhecimento.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |