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https://hdl.handle.net/1822/51847
Título: | Importância das aprendizagens em contexto de trabalho: o caso da indústria conserveira |
Autor(es): | Guimarães, Fernando Guimarães, Paula Gameiro, José Ramos, Ana Branco, P. |
Palavras-chave: | Formação experiencial Modos de organização do trabalho Indústria conserveira Experiential learning Modes of work organisation Fish cans industry |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade de Cabo Verde |
Citação: | Guimarães, Fernando, Guimarães, Paula, Gameiro, José, Ramos, Ana & Branco, Pedro (2017). A importância das aprendizagens em contexto de trabalho: o caso da indústria conserveira. In A. F. Moreira & J. A. Pacheco (Presids.), III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Educação, Formação e Crioulidade, pp. 1-8. Cabo Verde - Cidade da Praia: Universidade de Cabo Verde. |
Resumo(s): | Diversos autores têm apontado a importância que os modos de organização de trabalho possuem na
educação e formação dos trabalhadores, desde os modos de inspiração taylorista, caraterísticos de
indústrias de mão de obra intensiva, até formas que muitos designam de pós-tayloristas. A educação
e formação dos trabalhadores da indústria conserveira, de características tayloristas, merecem
particular atenção nesta comunicação. A metodologia, de natureza qualitativa, assentou em
entrevistas semiestruturadas realizadas pelo Museu de Portimão a trabalhadores conserveiros, que
laboraram até meados da década de 1980. A análise de conteúdo, com a criação de categorias a
posteriori, foi a técnica de análise dos dados recolhidos. Os dados recolhidos indicam a existência de
aprendizagens em contexto laboral, em que a formação experiencial ganha particular importância na
reprodução dos processos de trabalho em cadeia racionalizados e individualizados. Several authors have pointed the importance of modes of work organisation in education and training of workers, from tayloristic modes of work, characteristic of industries of intensive workmanship to post-tayloristic ones. Education and training in the industries of fish cans, presenting tayloristic characteristics, deserve a special attention in this paper. Methodology used was a qualitative one and was based on semi-structured interviews made within a research project developed by the Museum of Portimão to people of fish cans industries that worked in this field up until the 1980’s. Content analysis, including the establishment of categories a posteriori, showed the existence of learning in the work context. Experiential learning was very important in the reproduction of rationalised and individualised work processes linked to an assembly line. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51847 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
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