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dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luíspor
dc.contributor.authorAfonso, Ana Sofiapor
dc.date.accessioned2018-03-08T11:58:45Z-
dc.date.available2018-03-08T11:58:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-989-704-206-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51793-
dc.description.abstractAs Orientações Curriculares de Ciências Físicas e Naturais (Galvão, 2001) e as Metas Curriculares do 3º ciclo de Ciências Físico-Químicas (Fiolhais, 2013) são os documentos curriculares de referência para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3º ciclo do ensino Básico. Neles, a História da Ciência é valorizada como um recurso na aprendizagem das Ciências, evidenciada nas propostas de exploração da vida e obra de cientistas. Destaca-se, por exemplo, a referência ao papel de Galileu na construção do conhecimento acerca do Universo. É neste contexto que se define como objetivo de investigação a caracterização das imagens acerca da identidade e da ciência de Galileu veiculadas no tema Universo dos manuais escolares de Ciências Físico- Químicas do 7º ano de escolaridade. São identificados os segmentos de texto alusivos a Galileu e caracterizadas as imagens veiculadas acerca do conhecimento por ele produzido, dos processos de criação científica adotados e da relação estabelecida com a sociedade da época, seguindo a técnica de análise de conteúdo. O corpus de análise é constituído pelos sete manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do 7º ano de escolaridade disponíveis no mercado livreiro português. A imagem predominantemente veiculada mostra a Ciência como um produto que integra teorias e dados acerca do Universo num dado momento no tempo, como um processo assente fundamentalmente na observação e como uma atividade humana que integra relações sociais. Alguns manuais destacam o episódio do julgamento de Galileu pela Inquisição, induzindo uma visão simplista da relação de Galileu com a Igreja Católica, assente meramente num modelo de oposição. Os manuais escolares apresentam informação histórica passível de contribuir para a construção de uma imagem de cientista e da natureza da Ciência que terá de ser tomada como objeto de exploração explícita.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências Físico-Químicaspor
dc.subjectGalileupor
dc.subjectUniversopor
dc.subjectHistória da Ciênciapor
dc.subjectManuais Escolarespor
dc.titleIdentidade e Ciência de Galileu: imagens veiculadas em manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do 7º anopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
oaire.citationConferenceDate27 maio 2015por
sdum.event.title1º Encontro de História da Ciência no Ensinopor
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage184por
oaire.citationEndPage193por
oaire.citationConferencePlaceVila Real, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublication1º Encontro de História da Ciência no Ensinopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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Coelho da Silva & Ana S. Afonso UTAD.pdf598,11 kBAdobe PDFVer/Abrir

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