Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51793
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho da Silva, José Luís | por |
dc.contributor.author | Afonso, Ana Sofia | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-08T11:58:45Z | - |
dc.date.available | 2018-03-08T11:58:45Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-704-206-5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51793 | - |
dc.description.abstract | As Orientações Curriculares de Ciências Físicas e Naturais (Galvão, 2001) e as Metas Curriculares do 3º ciclo de Ciências Físico-Químicas (Fiolhais, 2013) são os documentos curriculares de referência para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3º ciclo do ensino Básico. Neles, a História da Ciência é valorizada como um recurso na aprendizagem das Ciências, evidenciada nas propostas de exploração da vida e obra de cientistas. Destaca-se, por exemplo, a referência ao papel de Galileu na construção do conhecimento acerca do Universo. É neste contexto que se define como objetivo de investigação a caracterização das imagens acerca da identidade e da ciência de Galileu veiculadas no tema Universo dos manuais escolares de Ciências Físico- Químicas do 7º ano de escolaridade. São identificados os segmentos de texto alusivos a Galileu e caracterizadas as imagens veiculadas acerca do conhecimento por ele produzido, dos processos de criação científica adotados e da relação estabelecida com a sociedade da época, seguindo a técnica de análise de conteúdo. O corpus de análise é constituído pelos sete manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do 7º ano de escolaridade disponíveis no mercado livreiro português. A imagem predominantemente veiculada mostra a Ciência como um produto que integra teorias e dados acerca do Universo num dado momento no tempo, como um processo assente fundamentalmente na observação e como uma atividade humana que integra relações sociais. Alguns manuais destacam o episódio do julgamento de Galileu pela Inquisição, induzindo uma visão simplista da relação de Galileu com a Igreja Católica, assente meramente num modelo de oposição. Os manuais escolares apresentam informação histórica passível de contribuir para a construção de uma imagem de cientista e da natureza da Ciência que terá de ser tomada como objeto de exploração explícita. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ciências Físico-Químicas | por |
dc.subject | Galileu | por |
dc.subject | Universo | por |
dc.subject | História da Ciência | por |
dc.subject | Manuais Escolares | por |
dc.title | Identidade e Ciência de Galileu: imagens veiculadas em manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do 7º ano | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
oaire.citationConferenceDate | 27 maio 2015 | por |
sdum.event.title | 1º Encontro de História da Ciência no Ensino | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 184 | por |
oaire.citationEndPage | 193 | por |
oaire.citationConferencePlace | Vila Real, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | 1º Encontro de História da Ciência no Ensino | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Coelho da Silva & Ana S. Afonso UTAD.pdf | 598,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |