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dc.contributor.advisorCosta, Bruno Marquespor
dc.contributor.authorGuterres, Joãopor
dc.date.accessioned2018-03-08T10:05:57Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51767-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Humanapor
dc.description.abstractA função cognitiva tem um papel fundamental em ambientes onde se desenvolvem tarefas ocupacionais, nomeadamente na tomada de decisões, orientação, segurança e produtividade. A iluminação que causa desconforto pode afetar o desempenho cognitivo. Neste sentido, diversos estudos têm sido levados a cabo com o objetivo de tentar perceber a relação entre a iluminação e o desempenho cognitivo. Contudo, a influência da iluminação na função cognitiva ainda se mantém equívoca, principalmente por discrepâncias nos resultados obtidos em termos da investigação desenvolvida nesta área. O objetivo do presente estudo foi tentar perceber de que forma a iluminação, em contexto ocupacional, poderia afetar a memória dos trabalhadores ou dos estudantes, bem como o seu raciocínio e capacidade de concentração. Mais especificamente, pretendeu-se estudar a influência dos parâmetros físicos iluminação e conforto visual nos referidos processos da função cognitiva. Neste sentido, foi realizado um trabalho de campo, em que se aferiu a memória dos estudantes, assim como a sua perceção subjetiva sobre a influência da iluminação nesse parâmetro cognitivo. O estudo foi desenvolvido em três laboratórios de investigação, pertencentes a três departamentos da Faculdade de Engenharia, Ciências e Tecnologia (UNTL). Foi estabelecido um dia de observação para cada departamento, não consecutivo. Nesse dia, foram definidos três períodos de observação, onde em cada um deles foi aplicado um teste de avaliação do desempenho cognitivo e um questionário sobre o conforto associado à iluminação, geral e local, percecionada pelos participantes. Durante cada dia de observação, foram efetuadas medições dos parâmetros físicos da iluminação. Os resultados obtidos permitiram verificar que o intervalo de luminosidade considerado confortável pelos sujeitos foi de 300lx a 500lx. Relativamente à qualidade da iluminação local, reportada pelos sujeitos, verificou-se uma tendência em reportar que uma melhor iluminância indicia um nível de mais conforto visual. Em termos do desempenho cognitivo, verificou-se que o tempo de reação ao teste de memória tende a aumentar dependendo da influência da iluminância e do conforto visual. Os resultados do teste que avalia o raciocínio não revelaram ter relação com os parâmetros físicos da iluminação nem com os indicadores de conforto visual. Relativamente à concentração, verificou-se que o desempenho cognitivo dos participantes tende a aumentar ao longo do dia. De um modo geral, os resultados deste teste sugerem conforto no desempenho cognitivo o que significa que a iluminância é melhor, mas quando os resultados do teste indicam que a qualidade da iluminação diminui, comparada com o padrão internacional recomendado, (ISO-8995:2002), o conforto é afetado.por
dc.description.abstractCognitive function plays a key role in an occupational environment, namely in decision making, guidance, safety and productivity. Illumination causing discomfort can affect cognitive performance. That’s why several studies have been carried out with the aim of trying to perceive the relationship between illumination and cognitive performance. However, the influence of illumination on cognitive function still remains ambiguous mainly due to discrepancies in the results obtained in terms of the research developed in this area. The objective of the present study was to try to understand how illumination, in an occupational context, could affect workers or students' memory, reasoning and concentration. More specifically, it was intended to study the influence of illumination and visual comfort in cognitive function or processes. In this sense, a field work was carried out, in which students' memory results were evaluated as well as their subjective perception about the influence of illumination on their performance. The study was developed in three research laboratories, belonging to three departments of the Faculty of Engineering of the University of East Timor (UNTL). One observation a day was established for each department. Three observation periods a day were defined, in each of which a cognitive performance assessment test was applied and a questionnaire about the general and local illumination comfort perceived by the participants. During each observation day, measurements of the physical parameters were made. The obtained results allowed to verify that the interval of illumination considered comfortable by the subjects was of 300lx to 500lx. Regarding the quality of local lighting, reported by the subjects, there was a tendency to report that better illuminance influences the level of visual comfort. In terms of cognitive performance, it was found that the reaction time of the memory test tends to increase in dependence of the illumination as well as the reported visual comfort. The results of the test that evaluate the reasoning were found not to be related to illumination parameters nor to the indicators of visual comfort. Concerning concentration, it was found that participants' cognitive performance tended to increase throughout the day. Overall, the results of this study suggest that a better cognitive performance is related to better illuminance. In addition, when the test results show the illumination quality decreases, in comparison with the international standard recommended values (ISO-8995: 2002), comfort is affected.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIluminaçãopor
dc.subjectConforto visualpor
dc.subjectDesempenho cognitivopor
dc.subjectLightingpor
dc.subjectVisual comfortpor
dc.subjectPerformance cognitionpor
dc.titleAvaliação da influência da iluminação no desempenho cognitivo dos alunos dos laboratórios da Faculdade de Engenharia de Hera (UNTL)por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201648806por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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