Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5125

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmaral, Luís-
dc.contributor.authorSantos, Leonel Duarte dos-
dc.date.accessioned2006-06-07T14:42:24Z-
dc.date.available2006-06-07T14:42:24Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/5125-
dc.description.abstractA crescente difusão da Internet na sociedade, nas empresas e na administração pública, têm conduzido ao aparecimento de cada vez mais serviços online. Particularmente nos últimos anos tem tido grande desenvolvimento o comércio electrónico e o governo electrónico. A adopção e difusão de serviços de informação online são muitas vezes mal sucedidas, apesar da mobilização de muitos recursos humanos e financeiros para a sua implementação. Compreender melhor os determinantes do seu sucesso na sua adopção e difusão é a motivação desta investigação. A abordagem metodológica seguida teve por base a utilização da metodologia structuredcase com recurso à experiência dos participantes na concepção e exploração de dois serviços de informação online em ciência e tecnologia, o sistema de informação de ciência e tecnologia (SICT) e a plataforma nacional de ciência e tecnologia (DeGóis). Nos vários ciclos de investigação, decorrentes da abordagem metodológica, foi desenvolvido um Delphi com Q-Sort com três rondas e um Q-Sort. O primeiro método foi submetido a um painel de especialistas, cujo objectivo foi determinar quais os factores a ter em conta quando se pretende avançar para a implementação de um serviço de informação online que contribuam para o seu sucesso. O segundo foi submetido a um painel de especialistas nacionais em ciência e tecnologia com envolvimento nos estudos de caso analisados. O principal resultado desta tese foi o desenvolvimento do Modelo de Adopção de Inovação Online (MAIO) que identifica os factores utilidade percebida, qualidade da informação e serviços, facilidade de utilização percebida, valor acrescentado e satisfação percebida como determinantes da intenção de utilização, a qual determina o comportamento em questão - a utilização efectiva do serviço de informação online. A tese também inclui um conjunto de recomendações relacionadas com a utilização de inquéritos baseados na web, com a abordagem metodológica utilizada, com a identificação de um conjunto de técnicas estatísticas para determinação de consensos em questionários Delphi com dados organizados em rankings e para determinar os factores que emergem desses rankings.eng
dc.description.abstractThe increasing Internet proliferation in society, companies and public administration is contributing for the development of new online services. Particularly, in the last years, there has been an increasing development effort within electronic commerce and electronic government. The adoption and diffusion of online information services are often badly succeeded, despite the mobilization of many human and financial resources. To better understand which factors determine the success of the adoption and diffusion of online services is the motivation of this study. We have followed a structured-case methodology using the experience of the participants in the conception and exploration of two science and technology online information services, the SICT (Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia) and the Portuguese science and technology national platform (DeGóis). During the research cycles, defined by the methodological approach, we have developed a Delphi with Q-Sort with three rounds and a QSort. The first method was submitted to a panel of specialists and its objective was to determinate the factors to be consider when implementing an online information service that contribute to its success. The second method was submitted to a panel of science and technology national specialists with involvement in the analyzed cases-study. The main result of this thesis was the development of the MAIO model (Modelo de Adopção de Inovação Online - Online Innovation Adoption Model) which identifies the perceived usefulness, information and services quality, perceived ease of use, enhanced value and perceived playfulness factors that determinate the intention to use, which one determines the behavior in question - the actual use of the online information service. The thesis also includes a set of recommendations related to the use of web based inquiries, the used research approach and the identification of a set of statistical techniques to determine consensuses in Delphi questionnaires with data organized in rankings and to determine the factors that emerge of these rankings.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectServiços de informaçãoeng
dc.subjectDelphieng
dc.subjectAdopção de inovaçãoeng
dc.subjecte-serviceseng
dc.subjectQ-sorteng
dc.subjectInvestigação por questionárioeng
dc.subjectInformation technology adoptioneng
dc.subjectAdopção de tecnologiaeng
dc.subjectDelphi baseados na webeng
dc.subjectServiços de informação onlineeng
dc.subjectStructured-caseeng
dc.subjectMetodologia de investigaçãoeng
dc.subjectCiência e tecnologiaeng
dc.subjectInnovationeng
dc.titleFactores determinantes do sucesso de serviços de informação online em sistemas de gestão de ciência e tecnologiaeng
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc681.3:001.89eng
dc.subject.udc001.89:681.3eng
dc.subject.udc025.5eng
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DSI - Sociedade da Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseVersaoFinal.pdf1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID