Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51182
Título: | Educação e bem-estar na terceira idade |
Outro(s) título(s): | Elderly people education and well-being Educación y bienestar en la vejez |
Autor(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Palavras-chave: | Envelhecimento Envelhecimento Ativo Educação Permanente Aging Active Aging Lifelong Learning Envejecimiento Envejecimiento active Aprendizaje permanente |
Data: | 2017 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
Revista: | Revista Kairós Gerontologia |
Resumo(s): | A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo. De cariz qualitativo, este trabalho abrangeu um grupo de 24 participantes e recorreu à metodologia de investigação-ação participativa. A intervenção teve resultados positivos dado que, na avaliação final, os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, nos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens. The intervention here described resulted from a research/intervention work developed with elderly people which purpose was to promote active aging. This qualitative work involved a group of 24 participants and resorted to participatory action-research methodology. The intervention had positive results as the final evaluation revealed: the participants highlighted the benefits of the project, in particular, the levels of physical and psychological well-being, the augment of the quality of their relationships with others and the occurrence of new apprenticeships. La intervención aquí descrita resultó de un trabajo de investigación / intervención desarrollado con personas mayores con el propósito de promover el envejecimiento activo. Este trabajo cualitativo involucró a un grupo de 24 participantes y recurrió a la metodología participativa de investigación-acción. La intervención tuvo resultados positivos en la evaluación final: los participantes destacaron los beneficios del proyecto, en particular los niveles de bienestar físico y psicológico, el aumento de la calidad de sus relaciones con los demás y la aparición de nuevos aprendizajes. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51182 |
DOI: | 10.23925/2176-901X.2017v20i1p155-170 |
ISSN: | 1516-2567 |
e-ISSN: | 2176-901X |
Versão da editora: | https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/32414/22426 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação e bem-estar na terceira idade.pdf | 372,8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |