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TítuloOnline Peer Assessment no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais
Outro(s) título(s)Online peer assessment in higher education: a systematic review of literature in educational practices
Autor(es)Rosa, Selma dos Santos
Coutinho, Clara Pereira
Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveAvaliação no ensino superior
Online peer assessment
Avaliação digital
Assessment in higher education
Digital assessment
Data31-Jul-2017
EditoraUniversidade Estadual de Campinas. Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES)
RevistaAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
CitaçãoRosa, S.R.; Coutinho, C.P.; Flores, M.A. (2017) Online Peer Assessment no Ensino Superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [S.l.], v. 22, nº 1, p. 55-83, abr. 2017. ISSN 1982-5765.
Resumo(s)Neste artigo procedemos a uma revisão sistemática da literatura sobre Online Peer Assessment (OPA) no Ensino Superior, mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC). Identificamos suas características, centrais e opcionais e mapeamos exemplos práticos (procedimentos e TIC) de OPA que poderão ser transversais, adaptáveis e aplicáveis em diversas unidades curriculares e regimes educacionais. Os resultados apontam para a utilização da OPA como uma estratégia que potencia a “avaliação para a aprendizagem”. Os referenciais teóricos subjacentes, os métodos de avaliação e os tipos de TIC utilizadas indicam seu direcionamento para um maior envolvimento e responsabilidade do aluno na sua aprendizagem. Evidenciamos na literatura que se busca desenvolver essas competências, dando ao aluno oportunidades com alguma regularidade para autoavaliar-se e avaliar seus pares por meio de feedback construtivo. Há também evidências de que dar ou produzir feedback é mais benéfico para a aprendizagem do que apenas recebê-lo, como também é cognitivamente mais exigente e envolve os alunos de forma mais ativa e os direciona ao pensamento crítico e a processos metacognitivos. A partir dos resultados alcançados, consideramos que a OPA, enquanto ferramenta cognitiva, contribui para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a aprendizagem. Um desafio que se coloca diz respeito ao desenvolvimento criativo com foco na diversificação e na inovação das práticas de avaliação no sentido de potenciar aprendizagens e resultados acadêmicos, em atenção às necessidades de aprendizagem que se manifestam frente às expectativas da educação atual e futura e às exigências da sociedade.
In this research a systematic review of literature about Online Peer Assessment (OPA) in higher education, mediated by Information and Communication Technology (ICT), was carried out. Optional and central characteristics and its practices (procedures and ICT) were identified and mapping. These procedures and practices may be transversal, adaptable and applied in several curriculum units and educational regimes. The results point to the use of OPA as a strategy that enhances “assessment for learning”. The theoretical framework, the methods of assessment and the kinds of ICT used indicate directions for greater involvement and responsibility from the part of the student in his/her learning. Theoretical framework identifies the need to develop students’ skills, providing them with opportunities for self-assessment and peer assessment on a regular basis through constructive feedback. There is also evidence that to give or receive feedback is more beneficial for learning than just receiving it. It is also cognitively more demanding and directs the students to critical thinking and metacognitive processes. From the results obtained, OPA is seen as a cognitive tool, contributing to the building of knowledge and to reflection about learning. Issues for further reflection are also identified such as the creative development of assessment methods with a focus on diversity and innovation in order to enhance students’ learning and academic results, taking into account their learning needs in face of the expectations of current and future education and the demands of society.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51119
DOI10.1590/s1414-40772017000100004
ISSN1414-4077
e-ISSN1982-5765
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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