Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51005
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, António Carvalho da | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T09:28:45Z | - |
dc.date.available | 2018-02-26T09:28:45Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Silva, A. C. (2016). A Organização dos Exames Nacionais de Português de 2015: avaliação nos domínios da leitura, escrita e gramática. In J. A. B. Carvalho et alii (Orgs.), Atas do V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias (pp. 549-558). Braga: Cied / Universidade do Minho | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51005 | - |
dc.description.abstract | Sistematicamente, os exames nacionais têm sido objeto de várias discussões, sendo questionados ao nível da sua conceção e natureza, das suas funções ou resultados. De facto, se aceitarmos que assumem um papel significativo para o Estado, pois servem a regulação do sistema e o controlo de professores e alunos, eles acabam também por condicionar o currículo das disciplinas que são objeto de avaliação. Assim, depois de outras análises de exames de Português (Silva, 2009), este novo estudo assume por objetivos verificar como estão concebidas e estruturadas as provas de exame de Português e, simultaneamente, caracterizar os três domínios (leitura, escrita e gramática) que são avaliados nas provas dos vários níveis de escolaridade. Tomando por objeto e como corpus os enunciados dos exames de Português realizados em 2015 (as provas do 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade), este trabalho analisará os textos (um informativo e outro narrativo, em todas as provas) e algumas questões colocadas sobre os vários domínios: leitura, escrita e gramática. Para concretizar este estudo, usaremos algumas dimensões analíticas que têm a ver com: a) definição dos tipos de pergunta utilizados; b) identificação dos conteúdos implicados; c) categorização dos níveis de (re)conhecimento e das competências linguísticas; d) avaliação da representação sobre os três domínios da língua. Em suma, a hipótese que aqui se pretende testar é se os domínios e os métodos de avaliação externa das competências verbais podem determinar alguma configuração específica (e renovada) do ensino do Português, língua materna. | por |
dc.description.sponsorship | CIED - UMinho | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Exames nacionais | por |
dc.subject | Avaliação em línguas | por |
dc.subject | Leitura e escrita | por |
dc.subject | Gramática | por |
dc.title | A organização dos exames nacionais de português de 2015: avaliação nos domínios da leitura, escrita e gramática | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.cied.uminho.pt/uploads/2016-ATAS-SIELP-comp.pdf | por |
oaire.citationConferenceDate | 28 - 30 jan. 2016 | por |
sdum.event.title | V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 549 | por |
oaire.citationEndPage | 558 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.identifier.eisbn | 978-989-8525-49-9 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SIlva (2016), Exames 2015.pdf | 337,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |