Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51005

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, António Carvalho dapor
dc.date.accessioned2018-02-26T09:28:45Z-
dc.date.available2018-02-26T09:28:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSilva, A. C. (2016). A Organização dos Exames Nacionais de Português de 2015: avaliação nos domínios da leitura, escrita e gramática. In J. A. B. Carvalho et alii (Orgs.), Atas do V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias (pp. 549-558). Braga: Cied / Universidade do Minhopor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51005-
dc.description.abstractSistematicamente, os exames nacionais têm sido objeto de várias discussões, sendo questionados ao nível da sua conceção e natureza, das suas funções ou resultados. De facto, se aceitarmos que assumem um papel significativo para o Estado, pois servem a regulação do sistema e o controlo de professores e alunos, eles acabam também por condicionar o currículo das disciplinas que são objeto de avaliação. Assim, depois de outras análises de exames de Português (Silva, 2009), este novo estudo assume por objetivos verificar como estão concebidas e estruturadas as provas de exame de Português e, simultaneamente, caracterizar os três domínios (leitura, escrita e gramática) que são avaliados nas provas dos vários níveis de escolaridade. Tomando por objeto e como corpus os enunciados dos exames de Português realizados em 2015 (as provas do 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade), este trabalho analisará os textos (um informativo e outro narrativo, em todas as provas) e algumas questões colocadas sobre os vários domínios: leitura, escrita e gramática. Para concretizar este estudo, usaremos algumas dimensões analíticas que têm a ver com: a) definição dos tipos de pergunta utilizados; b) identificação dos conteúdos implicados; c) categorização dos níveis de (re)conhecimento e das competências linguísticas; d) avaliação da representação sobre os três domínios da língua. Em suma, a hipótese que aqui se pretende testar é se os domínios e os métodos de avaliação externa das competências verbais podem determinar alguma configuração específica (e renovada) do ensino do Português, língua materna.por
dc.description.sponsorshipCIED - UMinhopor
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExames nacionaispor
dc.subjectAvaliação em línguaspor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectGramáticapor
dc.titleA organização dos exames nacionais de português de 2015: avaliação nos domínios da leitura, escrita e gramáticapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.cied.uminho.pt/uploads/2016-ATAS-SIELP-comp.pdfpor
oaire.citationConferenceDate28 - 30 jan. 2016por
sdum.event.titleV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literaciaspor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage549por
oaire.citationEndPage558por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.identifier.eisbn978-989-8525-49-9por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literaciaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIlva (2016), Exames 2015.pdf337,41 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID