Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50964
Título: | Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto |
Outro(s) título(s): | Learning hypothesis testing through project work |
Autor(es): | Gonçalves, Gabriela Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel |
Palavras-chave: | Testes de hipóteses Trabalho de projeto Alunos do ensino superior Hypothesis testing Project work Higher education students Pruebas de hipótesis Trabajos de proyecto Alumnos de la enseñanza superior |
Data: | Dez-2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) |
Revista: | Indagatio Didactica |
Citação: | Gonçalves, G., Fernandes, J. A., & Nascimento; M. M. (2017). Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto. Indagatio Didactica, 9(4), 297-316 |
Resumo(s): | Neste artigo estuda-se a realização de trabalhos de projeto por alunos do ensino superior politécnico na aprendizagem de testes de hipóteses, salientando-se o uso de tecnologia, a promoção do raciocínio estatístico e a autoavaliação dos alunos sobre o trabalho de projeto. Participaram no estudo 31 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática organizados em pequenos grupos, os quais realizaram um trabalho de projeto sobre o tema Redes Sociais. Em termos de resultados, salienta-se que, em geral, os alunos sentiram algumas dificuldades no uso da tecnologia, desenvolveram várias dimensões do pensamento estatístico e avaliaram positivamente a sua participação no trabalho de projeto. In this paper we study the achievement of polytechnic higher education students in the learning of hypothesis tests, emphasizing the use of technology, the promotion of statistical reasoning and the students’ self-assessment of the project work. Thirty-one students of the Informatics Engineering Degree participated in the study, organized in small groups, which carried out a project work on the Social Networks theme. In terms of results, it should be noted that, in general, students experienced some difficulties in the use of technology, developed several statistical thinking’s dimensions and positively evaluated their participation in the project work. En este artículo se estudia la realización de trabajos de proyecto por alumnos de la enseñanza superior politécnica en el aprendizaje de pruebas de hipótesis, resaltando el uso de tecnología, la promoción del raciocinio estadístico y la autoevaluación de los alumnos sobre el trabajo de proyecto. Participaron en el estudio 31 alumnos de la Licenciatura de Ingeniería Informática organizados en pequeños grupos, los cuales realizaron un trabajo de proyecto sobre el tema Redes Sociales. En términos de resultados, se destaca que, en general, los alumnos sintieron algunas dificultades en el uso de la tecnología, desarrollaron varias dimensiones del pensamiento estadístico y evaluaron positivamente su participación en el trabajo de proyecto. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50964 |
ISSN: | 1647-3582 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 Indagatio Didactica.pdf | 596,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |