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https://hdl.handle.net/1822/50953
Título: | Instalação e capacitação de um Centro de Suporte de Serviços TI |
Outro(s) título(s): | Installation and capacity building of an IT Service Support Center |
Autor(es): | Cacho, Carla Cristina Ribeiro Silva Nascimento, José Carlos Oliveira e Sá, Jorge |
Palavras-chave: | Gestão de Serviços TI ITIL® Gestão de Projetos Processo de Instalação e Capacitação Serviços TI IT Service Management Project management IT Services Installation and capacity building Process |
Data: | 24-Set-2016 |
Editora: | Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI) |
Revista: | Atas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação |
Citação: | Cacho, C., Nascimento, J. C., & Oliveira e Sá, J. (2016). Instalação e Capacitação de um Centro de Suporte de Serviços TI. In CAPSI 2016. 22 a 24 de Setembro de 2016 - Porto, Portugal. |
Resumo(s): | Os clientes dos Sistema de Informação em Saúde (profissionais e cidadãos) esperam um alto
nível de disponibilidade e qualidade dos diferentes produtos e serviços, assim é imperativo
garantir um serviço de apoio que forneça uma resposta atempada às solicitações existentes
por parte dos clientes. Deste modo foi realizada a instalação e capacitação de uma unidade
profissional para apoiar serviços de TI, denominada de Centro de Suporte numa organização
do setor público estatal que presta serviços na área da saúde.
A estratégia de investigação seguida foi estudo de caso com o objetivo de descrever o
processo de capacitação e os impactos resultantes.
Como resultado obteve-se uma transformação organização com impacto e melhorias ao nível
do trabalho individual dos elementos das equipas de desenvolvimento, bem como melhorias
ao nível da gestão da atividade de suporte. Finalmente, os clientes conseguem obter um
melhor serviço ao nível de tempos de resposta na resolução dos problemas apresentados. Customers of Health Information Systems (professionals and citizens) expect a high level of availability and quality of different products and services, so it must be guaranteed a support service to provide a timely response to requests from existing customers. Thus the installation and capacity building of a professional unit to support IT services, called Support Center, was carried out in an organization of the public sector that provides services in the health sector. The research strategy that was followed was case study in order to describe the process of capacity building and the resulting impacts. As a result we obtained an organizational transformation with impacts and improvements in the work of the individual elements of the development teams, as well as improvements in the management of the support activity. Finally, customers can get better service at the level of response times in solving the problems presented. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50953 |
DOI: | 10.18803/capsi.v16.202-211 |
ISSN: | 2183-489X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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