Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50773
Título: | Cultura nacional e corporativa: que influência nos processos de integração? |
Autor(es): | Costa, Ana Carolina Freitas |
Orientador(es): | Leite, Regina Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Cultura Cultura nacional Cultura corporativa Socialização Integração Leroy Merlin Braga Culture National culture Corporate culture Socialization Integration |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | A cultura pode ser vista como uma espécie de “personalidade” da organização (Schein, 2004). Este
trabalho irá desenvolver os dois conceitos de cultura mais falados no contexto da gestão de recursos
humanos – a cultura nacional e a cultura corporativa. Posteriormente, será adicionado o conceito de
socialização – que remete para a questão da integração, como o título propõe. Sendo que a questão
principal envolve os três tópicos, estes serão o palco de toda a análise feita posteriormente.
Ao longo deste trabalho, vários autores serão introduzidos juntamente com as suas teorias, de modo a
que haja uma contextualização e uma compreensão mais assertiva dos conceitos mencionados. Após
isso, será feita uma análise de resultados relativo à recolha de dados na loja Leroy Merlin Braga (caso
de estudo).
Este trabalho ambiciona compreender a influência da cultura nacional e da cultura corporativa nos
processos de integração de novos colaboradores na loja Leroy Merlin. Para obtenção destas
conclusões, foram analisados dados resultantes de entrevistas presenciais a colaboradores da loja,
sendo que se pretende que estes dados reflitam também as metodologias e dinâmicas utilizadas pela
empresa junto dos seus colaboradores.
Foi possível concluir que, neste caso de estudo, a cultura corporativa é o fator que parece ter maior
impacto e influência nos processos de integração de novos colaboradores. Culture, as a general concept, can be seen as a type of “personality” among groups (Schein, 2004). The present research will develop two well-known concepts in the human resources context – national and corporate culture. Afterwards, it will be added the socialization concept – which refers to the integration issue, as stated in this research title. As our main question involves the three concepts mentioned above, these will be the scenario for this whole investigation. Along this research, we will be able to perceive who were the first authors (and their theories) to mention these concepts and how the state-of-the-art frames them. After that, the collected data (referring to the one collected during the interview period at Leroy Merlin Braga – our case study) will be analyzed. This data was collected from Leroy Merlin Braga workers during their labor journey. The aim of this project is to understand which of the cultures (national or corporate) is the major influencer on the company’s integration process of newcomers. To obtain these conclusions, it was analyzed the data obtained from the worker’s interviews, being also aimed that these data will demonstrate also the methods and dynamics used by the company among its workers. In general, we can see the workers interview answers as the biggest facilitator for this research, as they are crucial to obtain any type of findings – either on the group dynamics at the store, either as methodology of work of the company. It was possible to learn in this case study that corporate culture is the major influencer and biggest impact factor on the integration processes of new organizational members. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50773 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina Freitas Costa.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |