Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50592

TítuloGraphogame português alicerce: software de apoio a crianças disléxicas
Autor(es)Sucena, Ana
Cruz, Joana
Viana, Fernanda Leopoldina
Silva, Ana Filipa
Palavras-chaveGraphogame
Aprendizagem da leitura
Leitura de palavras
Data2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoSucena, A., Cruz, J., Viana, F. L., & Silva, A. F. (2015). Graphogame português alicerce: software de apoio a crianças disléxicas. In M. J. Gomes, A. J. Osório & L. Valente (2015), Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação (pp. 396-405). Braga: Universidade do Minho/Centro de Competência em TIC na Educação
Resumo(s)O projeto Graphogame Português Alicerce tem como principal objetivo a adaptação ao português europeu do software Graphogame, de apoio à aprendizagem da leitura. O Graphogame está desenvolvido para diversas línguas, existindo já resultados relativos à sua implementação que revelam tratar-se de uma ferramenta eficaz no apoio à aprendizagem da leitura e da escrita. O presente projecto tem duas grandes etapas: i) adaptação ao português dos diversos estímulos (palavras escritas e faladas, sons de letras) e; ii) a sua implementação junto de crianças do 1.º. Ciclo E.B. com dificuldades de aprendizagem da leitura, no sentido de avaliar o seu impacto na aprendizagem da leitura. Nesta comunicação serão apresentados os diferentes jogos que integram este software, a metodologia adotada na adaptação para a língua portuguesa bem como a análise da sua usabilidade em contexto escolar.
The Portuguese Foundation Gaphogame project aims to adapt the reading acquisition learning software support Graphogame to European Portuguese. The Graphogame is developed for various languages, and there are results on its implementation which reveal that this is an effective tool to support reading and spelling acquisition. This project has two main steps: i) adaptation of various stimuli (written and spoken words, letter sounds) to Portuguese and ii) implementation across children attending primary school with learning disabilities in reading. In this communication will be presented the different games that integrates this software, the methodology used in its adaptation for European Portuguese and also the analysis of the usability in scholar contexts.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50592
ISBN978-989-97374-3-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Challenges 2015 Graphogame.pdf553,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID