Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50592
Título: | Graphogame português alicerce: software de apoio a crianças disléxicas |
Autor(es): | Sucena, Ana Cruz, Joana Viana, Fernanda Leopoldina Silva, Ana Filipa |
Palavras-chave: | Graphogame Aprendizagem da leitura Leitura de palavras |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Sucena, A., Cruz, J., Viana, F. L., & Silva, A. F. (2015). Graphogame português alicerce: software de apoio a crianças disléxicas. In M. J. Gomes, A. J. Osório & L. Valente (2015), Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação (pp. 396-405). Braga: Universidade do Minho/Centro de Competência em TIC na Educação |
Resumo(s): | O projeto Graphogame Português Alicerce tem como principal objetivo a adaptação ao português europeu do software Graphogame, de apoio à aprendizagem da leitura. O Graphogame está desenvolvido para diversas línguas, existindo já resultados relativos à sua implementação que revelam tratar-se de uma ferramenta eficaz no apoio à aprendizagem da leitura e da escrita. O presente projecto tem duas grandes etapas: i) adaptação ao português dos diversos estímulos (palavras escritas e faladas, sons de letras) e; ii) a sua implementação junto de crianças do 1.º. Ciclo E.B. com dificuldades de aprendizagem da leitura, no sentido de avaliar o seu impacto na aprendizagem da leitura. Nesta comunicação serão apresentados os diferentes jogos que integram este software, a metodologia adotada na adaptação para a língua portuguesa bem como a análise da sua usabilidade em contexto escolar. The Portuguese Foundation Gaphogame project aims to adapt the reading acquisition learning software support Graphogame to European Portuguese. The Graphogame is developed for various languages, and there are results on its implementation which reveal that this is an effective tool to support reading and spelling acquisition. This project has two main steps: i) adaptation of various stimuli (written and spoken words, letter sounds) to Portuguese and ii) implementation across children attending primary school with learning disabilities in reading. In this communication will be presented the different games that integrates this software, the methodology used in its adaptation for European Portuguese and also the analysis of the usability in scholar contexts. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50592 |
ISBN: | 978-989-97374-3-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Challenges 2015 Graphogame.pdf | 553,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |