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https://hdl.handle.net/1822/50076
Título: | A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais por alunos do 1º CEB |
Autor(es): | Fernandes, Fátima Vale, Isabel Palhares, Pedro |
Palavras-chave: | Tarefas matemáticas Contextos não formais de aprendizagem Trilhos matemáticos |
Data: | Abr-2017 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Citação: | Fernandes, F., Vale, I., Palhares, P. (2017). A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais por alunos do 1º CEB. Em Luís Menezes, António Ribeiro, Helena Gomes, Ana Patrícia Martins, Fernanda Tavares e Hélia Pinto (Eds.). Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (202-216). Lisboa: APM. |
Resumo(s): | Os contextos não formais podem proporcionar excelentes experiências
de aprendizagem, mas os alunos estão expostos a fatores externos que podem
interferir no seu desempenho aquando da realização das tarefas. Este artigo faz
parte de um estudo, de natureza qualitativa interpretativa, mais abrangente
realizado em três contextos não formais. Para cada contexto construíram-se e
implementaram-se trilhos matemáticos com alunos do 3º ano de escolaridade,
com o objetivo de analisar as reações, o envolvimento, o desempenho e a
criatividade dos participantes nas resoluções das tarefas propostas. Neste
documento discute-se o desempenho dos alunos nas resoluções de três tarefas
de matemática de um desses trilhos e a influência de alguns fatores externos que
pareceram interferir nesse desempenho. Os dados provêm das produções
escritas dos alunos, observações, entrevistas e registos fotográficos e áudio. Os
resultados mostram que os alunos, embora estejam em ambientes com diversos
elementos que possam interferir na sua concentração e resolução das tarefas,
surgem espontaneamente discussões pertinentes e se a tarefa permitir,
apresentam resoluções diversificadas. A ansiedade pela experimentação parece
ter efeito negativo na compreensão do enunciado e a vontade por avançar para
as tarefas seguintes contribuem para a não elaboração da resposta. Non-formal contexts can provide excellent learning experiences, but students are exposed to external factors that may interfere with their performance when performing tasks. This article is part of a more comprehensive qualitative interpretative study carried out in three non-formal contexts. For each context, mathematical rails were constructed and implemented with students of the 3rd year of schooling, with the objective of analyzing the reactions, the involvement, the performance and the creativity of the participants in the resolutions of the proposed tasks. This article discusses the students' performance in the mathematical tasks of three tasks of one of these rails and the influence of some external factors that seemed to interfere with this performance. The data comes from written student productions, observations, interviews and photo and audio recordings. The results show that the students, although they are in environments with diverse elements that can interfere in their concentration and resolution of the tasks, spontaneously arise pertinent discussions and if the task allows, they present diverse resolutions. The anxiety of experimentation seems to have a negative effect on the comprehension of the statement and the willingness to move to the following tasks contributes to the failure to elaborate the answer. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50076 |
ISBN: | 978-972-8768-67-6 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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