Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50074
Título: | O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade |
Autor(es): | Ferreira, Marília Palhares, Pedro |
Palavras-chave: | Raciocínio matemático Uso pedagógico de histórias Aprendizagem cooperativa |
Data: | Jul-2017 |
Editora: | Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
Revista: | Jornal das Primeiras Matemáticas |
Citação: | Ferreira, M., Palhares, P. (2017). O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade, Jornal das Primeiras Matemáticas, n. 8, 107-125. |
Resumo(s): | Neste artigo apresentam-se potencialidades educativas do uso pedagógico de histórias para o desenvolvimento do raciocínio matemático, dando-se primazia ao raciocínio algorítmico, sendo que foi privilegiado um ambiente de resolução de problemas em grupo. A intervenção pedagógica, desenvolvida ao longo de quatro aulas, ocorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50074 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ferreira_Palhares_Historias_107_125(8_2017)_high.pdf | 3,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons