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https://hdl.handle.net/1822/50063
Título: | Compreensão de textos: diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta |
Autor(es): | Cadime, Irene Maria Dias Santos, Sandra Cristina Silva Leal, Teresa Viana, Fernanda Leopoldina Rodrigues, Bruna Cosme, Maria do Céu Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Compreensão da leitura Compreensão oral Texto narrativo Texto informativo Compreensão literal Compreensão inferencial Inferential comprehension Listening comprehension Literal comprehension Narrative and informative text Reading comprehension |
Data: | 2017 |
Editora: | Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
Revista: | Análise Psicológica |
Citação: | Cadime, I., Santos, S., Leal, T., Viana, F. L., Rodrigues, B., Cosme, M. C. & Ribeiro, I. (2017). Compreensão de textos: diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta. Análise Psicológica, 3 (XXXV), 351-336. Cadime, I., Santos, S., Leal, T., Viana, F. L., Rodrigues, B., Cosme, M. C. & Ribeiro, I. (2017). Compreensão de textos: diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta. Análise Psicológica, 3 (XXXV), 351-336. Doi: 10.14417/ap.1234 |
Resumo(s): | Na literatura têm sido discutidos diversos fatores que podem influenciar a dificuldade das tarefas de compreensão de textos e, consequentemente, o desempenho dos sujeitos na avaliação. O objetivo deste estudo é perceber se a dificuldade das tarefas de avaliação da compreensão de textos varia em função da modalidade da tarefa de avaliação (oral versus escrita), do tipo de texto (narrativo versus informativo) e do tipo de compreensão avaliado pelas perguntas apresentadas (literal versus inferencial). Avaliaram-se 300 alunos do quarto ano de escolaridade, administrando quatro testes de compreensão de textos: Teste de compreensão de textos na modalidade oral-narrativo, Teste de compreensão de textos na modalidade oral-informativo, Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura-narrativo, Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura-informativo. Os resultados mostraram a inexistência de diferenças estatisticamente significativas na média da dificuldade das perguntas de compreensão oral e de compreensão da leitura, entre a dificuldade média das perguntas relativas a texto narrativo e informativo e entre a média da dificuldade das perguntas de compreensão literal e inferencial. Não foram observados efeitos de interação. Discutem-se as implicações destes resultados para a avaliação e intervenção no domínio da compreensão de textos, tendo em conta algumas limitações deste estudo. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50063 |
DOI: | 10.14417/ap.1234 |
ISSN: | 1646-6020 |
Versão da editora: | http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300008 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CAdime at al. Analise Psicológica 2017.pdf | 135,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |