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TítuloAvaliação de parques públicos de estacionamento nas categorias de sinalização, sinalética, iluminação, segurança e sistema de pagamento: aplicação a 3 parques em Braga
Outro(s) título(s)Assessment of public car parking in the categories of traffic signs, signalling, lighting, security and payment system: three case studies in Braga
Autor(es)Garcia, Ricardo Manuel Dias Neves
Orientador(es)Ramos, Rui A. R.
Palavras-chaveParques estacionamento
Sinalização
Sinalética
Iluminação
Segurança
Sistema de pagamento
Public car parks
Signalling
Lighting
Security
Payment system
Data22-Dez-2016
Resumo(s)O presente Estudo tem como principal objetivo desenvolver um modelo que permita efetuar uma avaliação de parques públicos de estacionamento de veículos ligeiros. Para validação do modelo foi efetuada a sua aplicação a três parques públicos de estacionamento de veículos ligeiros da cidade de Braga. O Estudo inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre as bases teóricas e concetuais de parques de estacionamento de veículos ligeiros e também sobre os aspetos mais relevantes na respetiva conceção e funcionamento, tais como: sinalização, sinalética, iluminação, segurança e sistema de pagamento. É apresentada uma análise detalhada de acordo com a realidade portuguesa por meio da legislação existente. Após a revisão bibliográfica é apresentado o modelo de avaliação, suportado em diversos critérios a avaliar para identificar se os parques possuem boas condições de funcionamento e atendimento aos utentes. O modelo de avaliação baseia-se numa checklist que permite avaliar os critérios identificados através da pesquisa bibliográfica e por um inquérito que pretende avaliar o nível de satisfação dos utentes. Em ambas as avaliações foi utilizada a escala de Likert, para ser mais fácil comparar os resultados de ambas. A partir da análise dos resultados obtidos para os três parques é possível identificar e caraterizar erros sistemáticos que ocorrem nos parques em estudo. As falhas ocorrem em quase todas as categorias e são essencialmente identificadas a partir da checklist, pois em algumas respostas dos utentes existe uma diferença assinalável face à checklist. É possível afirmar que estas diferenças se devem a um conhecimento pouco aprofundado por parte dos utentes em relação às questões mais técnicas subjacentes, não sendo desta forma uma fonte fiável para classificar um parque em termos de avaliação de qualidade quando estão em causa esses aspetos técnicos. Por fim, é identificado um conjunto de orientações para uma melhor conceção de sinalização, sinalética, iluminação, segurança e sistema de pagamento de parques públicos de estacionamento de veículos ligeiros.
This study’s main objective is to create a model that allows to perform an evaluation on public car parks. In order to validate this, the model was applied to case studies in three public car parks in Braga. The study began with a literature review of the theoretical and conceptual bases of public car parks and some of the most relevant characteristics regarding its project and operational requirements, such as: signalling, lighting, security and payment system. A detailed analysis was made about these aspects accordingly with the Portuguese reality by means of the existing legislation. By the literature review it was possible to create the evaluation model, which has several criteria to evaluate in order to know if the car parks have good operational conditions and customer service. The evaluation model is based on a checklist to evaluate the criteria identified through the literature review, and by an inquiry that allows to evaluate the users satisfaction level. The Likert scale was used in both methods in order to facilitate the comparison among the results. With the analysis of the results of the three car parks, it was possible to identify and summarize systematically deficiencies that occur in those car parks. These defects are present in almost every category and are mainly identified with the checklist, because in some of the users’ answers there are notable differences in comparison with the checklist. It is possible to say that these differences are due to a lack of knowledge of the users in some of the most technical questions. This means that the users are not a reliable source in order to make a quality evaluation of a car park when there are technical questions. At last, a set of orientations of signalling, lighting, security and payment system in public car parks is identified to promote better car parks in the future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Planeamento e Infraestruturas de Transporte)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49451
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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