Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49389
Título: | Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática |
Outro(s) título(s): | Postgraduate teacher education: building a pedagogy of experience, towards a more democratic education |
Autor(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Formação de professores Experiência educativa Emancipação profissional Teacher education Educational experience Professional empowerment |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
Revista: | Educar em Revista |
Citação: | Vieira, F. (2017). Formação pós-graduada de professores: Construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educar em Revista, 63, 85-101. doi:10.1590/0104-4060.49139 |
Resumo(s): | A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática. Postgraduate teacher education can reframe teachers’ thinking and actions towards a more democratic education in schools. On the basis of this assumption, a pedagogy of experience in teacher education settings is advocated and a strategy developed in a course of master degree for inservice teachers is described. In that context, teachers develop action-research experiences focused on the learners’ autonomy and they produce narratives in which they describe and theorize those experiences, reflecting on their pedagogical and formative value. Through the analysis of six narratives, I will discuss the empowering potential of the approach in the construction of a critical view of education and democratic pedagogical practices. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49389 |
DOI: | 10.1590/0104-4060.49139 |
ISSN: | 0104-4060 |
e-ISSN: | 1984-0411 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação pós-graduada de professores.pdf Acesso restrito! | 406,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |