Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49385

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.date.accessioned2018-01-17T14:10:19Z-
dc.date.available2018-01-17T14:10:19Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationSilva, C. (2017). Ideias-chave sobre a Educação Básica na Sociedade do Século XXI. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (eISSN: 2386-7418), Vol. Extr., No. 06, 216-222. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2513por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49385-
dc.description.abstractProblematiza-se a conceção do ensino básico universal, obrigatório e gratuito, que deve ser assegurado pelo Estado. A relação significativa entre o sentido universal associado ao ensino básico é uma conquista recente das sociedades modernas e tem raízes no pensamento dos enciclopedistas e dos iluministas. Questiona-se também a educação básica, enquanto conceito estendido no qual permanece a abrangência de conteúdos no currículo e, consequentemente, numa aprendizagem que seja mobilizadora de percursos divergentes e profícuos, como base de uma garantia do despertar das competências diferenciadas dos aprendentes que constroem o seu caminho educativo. Conclui-se com uma reflexão sobre as finalidades, os saberes básicos e as competências que devem preencher a educação básica, que se deve assumir nas sociedades modernas.por
dc.description.abstractWe begin by problematizing the conception of universal basic education, compulsory and gratuitous, which must be ensured by the State. The significant relationship between the sense of universal associated with the concept of basic education is a recent achievement of modern societies and has roots in the thinking of the encyclopaedists and the illuminists. Basic education is also questioned as an extended concept in which the contents diversity remain in the curriculum and, consequently, in a learning that is mobilizing divergent and profitable paths, as a basis for ensuring the development of the differentiated competences of learners who construct their educational path. We conclude with a reflection on the education purposes, the basic knowledge and competences that basic education must fulfil, which must be ensured in modern societies.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectFinalidades da educaçãopor
dc.subjectSaberes básicospor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectElementary educationpor
dc.subjectBasic educationpor
dc.subjectEducational purposespor
dc.subjectBasic knowledgepor
dc.subjectCompetencespor
dc.titleIdeias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXIpor
dc.title.alternativeKey ideas on Basic Education in 21st century societypor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06por
oaire.citationStartPage216por
oaire.citationEndPage222por
oaire.citationIssue6por
oaire.citationVolumeExtr.por
dc.identifier.eissn2386-7418-
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2017.0.06.2513por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ideias-chave sobre a Educação Básica... Carlos Silva - 2513-10194-1-PB.pdf727,6 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID