Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/492

TítuloO estudo de caso na investigação em tecnologia educativa em Portugal
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Chaves, José Henrique
Data2002
Citação“Revista Portuguesa de Educação”. 15:1 (2002) 221-243.
Resumo(s)O estudo de caso tem vindo a ganhar popularidade crescente na investigação nacional em Tecnologia Educativa, como podemos verificar num levantamento alargado de publicações portuguesas neste domínio das Ciências da Educação. Muito embora constitua uma abordagem metodológica que se adapta bem a diversas situações de investigação em Tecnologia Educativa, podendo produzir conhecimento de grande valor e preciosos insights sobre os ambientes tecnológicos de aprendizagem, pode contudo, se deficientemente conduzida, levar a resultados irrelevantes e estéreis. Vamos neste artigo começar por caracterizar a metodologia do estudo de caso, discutir as suas potencialidades e limitações, e, analisados alguns casos concretos reportados na investigação portuguesa em TE, aferir de critérios de qualidade que permitam aumentar o seu valor e credibilidade.
Case studies have gained popularity among Educational Technology researchers in Portugal, as we could verify in a broad survey of Portuguese scholarly publications in the educational field. Although it is recognised as a methodological framework with enormous possibilities for research in ET, producing precious insights in technological learning environments, it can led, if deficiently conducted, to irrelevant and sterile conclusions. In this article we will caracterize case study methodology, discuss its power as well as its limits, analyse some cases concerning ET research in Portugal, and point out for criteria of quality tin order to maximize its value and credibility.
L’étude de cas gagne une popularité croissante dans l’investigation en Technologie Éducative, comme on pu observer dans une enquête élargie des publications portugaises dans ce domaine des Sciences de l’Éducation. Quoiqu’il s’agisse d’une approche méthodologique qui s’adapte parfaitement à des différentes situations d’investigation en TE, susceptible de produire des connaissances de grande valeur et précieux insights à propos des environnements téchnologiques de l’apprentissage, elle peut toutefois mener à des résultats sans interêt et stériles, si appliquée sans précaution. Dans cet article on prétend caractériser la méthodologie de l’étude de cas, problématiser ces potentialités et limitations, analyser quelques cas concrets décrits dans l’investigation portugaise en TE, et décrire les critéres de qualité qui permettent d’augmenter sa valeur et credibilité.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/492
ISSN0871-9187
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ClaraCoutinho.pdf66,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID