Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48985
Título: | Currículo e formação inicial em educação física: uma reflexão preliminar |
Outro(s) título(s): | Curriculum and initial formation: a preliminary reflection |
Autor(es): | Carneiro, Adriano Barros Viana, Isabel Carvalho Silva, Maria Eleni Henrique da |
Palavras-chave: | Currículo Formação inicial Projeto pedagógico Educação física Curriculum Initial formation Pedagogical project Physical education |
Data: | Dez-2017 |
Editora: | Universidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Citação: | Carneiro, A. B.; Viana, I. C. & Silva, M. E. H. (2017). CURRÍCULO E FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REFLEXÃO PRELIMINAR. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 06, pp. 278-281. |
Resumo(s): | Esta proposta apresenta uma reflexão sobre o projeto pedagógico do curso de Educação Física do Instituto Federal do Ceará campus Juazeiro do Norte. É parte de uma pesquisa de Doutorado em Ciências da Educação – Universidade do Minho. Parte da questão: com base no currículo oficial, como o processo de decisão curricular do curso de Educação Física é caracterizado pelo IFCE? Realizou-se uma análise documental do projeto pedagógico do referido curso e da Resolução Nº 2/2015 do Conselho Nacional de Educação. Este estudo, ainda que preliminarmente, caracteriza o currículo elaborado pelos professores e faz uma reflexão que servirá de embasamento para estudos posteriores. This proposal presents a reflection on the pedagogical project of the Physical Education course of the Federal Institute of Ceará campus Juazeiro do Norte. It is part of a research of Doctorate in Educational Sciences - University of Minho. How is the curricular decision process of the Physical Education course characterized by the IFCE from the official curriculum? A documentary analysis of the pedagogical project of the mentioned course and the Resolution Nº 2/2015, of the National Council of Education was carried out. We have succeeded in this study, even if preliminary, to characterize the curriculum elaborated by the teachers and to make a reflection that will serve as a basis for further studies. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48985 |
DOI: | 10.17979/reipe.2017.0.06.2626 |
e-ISSN: | 2386-7418 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Trabalhos de Investigação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriano-Isabel-Eleni-2626-10206-2-PB.pdf | 284,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |