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https://hdl.handle.net/1822/48717
Título: | Regulação emocional na vida diária de adolescentes e seus pais: Ligações à psicopatologia e ao funcionamento ótimo |
Outro(s) título(s): | Emotion regulation in the daily life of adolescents and their parents: Links to psychopathology and optimal functioning |
Autor(es): | Silva, Eliana Marisa Araújo |
Orientador(es): | Freire, Teresa |
Data: | 8-Mar-2017 |
Resumo(s): | A regulação emocional é definida como os processos que influenciam que emoções os indivíduos
têm, quando as têm e como as experienciam e expressam. A adolescência constitui um período
desenvolvimental de particular importância para o seu estudo e compreensão. As diferentes alterações
e transformações experienciadas que criam uma maior necessidade de regular as emoções são
acompanhadas por uma complexificação das competências de regulação emocional. A maioria da
investigação tem avaliado a relação entre a regulação emocional e psicopatologia mas estas
competências também contribuem para um funcionamento positivo. Os pais constituem os principais
agentes no desenvolvimento da regulação emocional, contudo poucos estudos têm avaliado a sua
importância durante a adolescência.
A presente dissertação de doutoramento apresenta como objetivo investigar o uso de duas
estratégias de regulação emocional (i.e., a reavaliação cognitiva e a supressão emocional) na vida diária
de uma amostra normativa de famílias. Participaram 33 tríades de adolescentes (entre os 12 e os 18
anos de idade), pais e mães, num total de 99 participantes. Os dados foram recolhidos seguindo uma
abordagem multimétodo através da combinação de medidas globais ou retrospetivas e medidas em
tempo real, i.e., o Experience Sampling Method, durante uma semana. Os membros da família (pai, mãe
e adolescente) forneceram 4,082 relatos das suas experiências diárias.
Esta dissertação apresenta cinco capítulos (um capítulo teórico e quatro estudos empíricos) que
correspondem a trabalhos científicos publicados ou submetidos para publicação. O primeiro capítulo
(Capítulo I), de conceção teórica, apresenta a fundamentação teórica e empírica para o desenvolvimento
da presente dissertação e dos estudos empíricos realizados.
Em relação aos estudos empíricos, os primeiros dois estudos (capítulos II e III) foram realizados
com uma amostra de 33 adolescentes. O primeiro estudo (capítulo II) pretendeu compreender o papel
dos contextos diários (i.e., companhias, atividades, e lugares) no uso da reavaliação cognitiva e da
supressão emocional e no afeto experienciado pelos adolescentes. Verificamos que o uso médio destas
estratégias variou de acordo com os contextos diários. Contudo, estes contextos não se revelaram
preditores significativos do uso de nenhuma das estratégias. Em contraste, as companhias, lugares, e
atividades diárias revelaram-se preditores significativos do afeto positivo e negativo dos adolescentes. Este foi o primeiro estudo acerca do uso destas duas estratégias de regulação emocional nos contextos
de vida diária.
O segundo estudo (capítulo III) emerge na sequência do primeiro estudo e pretende avaliar a
relação entre o afeto e as estratégias de regulação emocional nos diferentes momentos da vida diária.
O uso das estratégias de regulação emocional foi avaliado em tempo real e através de medidas
retrospetivas. Em geral, os resultados verificaram que o uso das estratégias está relacionado com o afeto
experienciado no mesmo momento. O uso da reavaliação cognitiva prediz níveis mais elevados de afeto
positivo no momento seguinte. Estas associações parecem variar em função do uso das estratégias de
regulação emocional ao nível do traço (i.e., avaliadas através de medidas retrospetivas). Estes resultados
realçam as associações complexas entre o uso das estratégias de regulação emocional e o afeto
experienciado pelos adolescentes nos seus contextos de vida diária.
Os últimos dois estudos (capítulos IV e V) foram realizados com os adolescentes e com os seus
pais para aumentar a compreensão da regulação emocional na vida diária dos adolescentes. O terceiro
estudo (capítulo IV) avaliou a associação entre os adolescentes e os seus pais ao nível das estratégias
de regulação emocional usadas no dia-a-dia. Apenas as estratégias usadas pelas mães se revelaram
associadas às estratégias usadas pelos adolescentes. Contudo, esta associação varia em função da
qualidade da relação adolescente-mãe e da idade dos adolescentes. Este estudo revelou o papel dos
pais como agentes de socialização no desenvolvimento da regulação emocional durante a adolescência.
Em relação ao último estudo empírico (capítulo V), o primeiro objetivo foi avaliar a associação
entre o uso da reavaliação cognitiva e da supressão emocional pelos adolescentes na vida diária e
dimensões de psicopatologia e funcionamento positivo. O segundo objetivo foi avaliar a associação entre
os adolescentes e os seus pais ao nível da psicopatologia e funcionamento positivo e a importância da
relação com os pais para estas dimensões do funcionamento. De acordo com os resultados, as
dimensões de psicopatologia e funcionamento positivo dos pais e as relações parentais explicaram mais
variância nas dimensões avaliadas dos adolescentes do que as suas próprias dimensões, isto é, as suas
estratégias de regulação emocional.
A presente dissertação conclui com uma discussão integrada dos principais resultados,
contributos, e implicações para a investigação e intervenção a partir dos estudos conduzidos. Também
serão apresentadas as limitações e direções para estudos futuros. Emotion regulation is defined by the processes to influence which emotions the individuals have, when they experience them and how they experience and express these emotions. Adolescence is a developmental period of particular importance for its study and comprehension. The several changes and transformations experienced at this age that create a greater need to regulate emotions are accompanied by improvements in emotion regulation skills. Most research has evaluated the relationship between emotion regulation and psychopathology but these silks also contribute to positive functioning. Parents are the main socialization agents in the development of emotion regulation, however studies about this parental role during adolescence are scarce. The present doctoral dissertation aims to examine the use of two emotion regulation strategies (i.e., cognitive reappraisal and expressive suppression) in the daily life of 33 12- to 18-year-old adolescentfather- mother triads, totaling 99 participants (normative sample of families). Data were collected following a multimethod approach which combined global or retrospective measures and real-time measures, i.e., the Experience Sampling Method, for one week. Family members (father, mother, and adolescent) provided 4,082 reports of their momentary experiences. This dissertation presents five chapters (one theoretical chapter and four empirical studies) corresponding to published or submitted scientific works. The first chapter (Chapter I), which corresponds to the theoretical study, presents the theoretical and empirical background for the development of the present dissertation and for the empirical studies conducted. Concerning the empirical studies, the first two studies (Chapters II and III) were conducted with a sample of the 33 adolescents. The first study (Chapter II) aimed to understand the role of daily contexts (i.e., companionship, activities, and locations) in the use of cognitive reappraisal and expressive suppression, and in the experienced affect. We found that the average use of emotion regulation strategies varied across daily contexts. However, these contexts were not significant predictors of the use of each specific strategy. In contrast, daily companionship, locations, and activities were significant predictors of the adolescents’ positive and negative affect. This was the first study about the use of these two emotion regulation strategies across daily life contexts. The second study (Chapter III) emerges in the sequence of the first study and intended to evaluate the relationships between affect and emotion regulation strategies in the daily life. The use of emotion regulation strategies was evaluated with real-time and with retrospective measures. In general, results found that the use of these strategies were concurrently (i.e., at the same time interval) related to affect. The use of cognitive reappraisal predicted higher positive affect at the subsequent sampling moment. These associations seem to vary as function of the use of emotion regulation strategies at the trait level (i.e., evaluated through retrospective measures). These results highlighted the complex associations between the use of emotion regulation strategies and the adolescents’ experienced affect across daily life contexts. The last two studies (Chapters IV and V) were conducted with a sample of adolescents and their parents to expand upon the comprehension of emotion regulation in the daily life of adolescents. The third study (Chapter IV) evaluated the within-family associations between adolescents’ and their parents’ use of emotion regulation strategies in daily life. Only mothers’ use of emotion regulation strategies is associated with their adolescents’ use of the same strategies. However, this association vary as a function of the adolescent-mother relationship quality and adolescents’ age. This study revealed the parental role as socialization agents in the development of emotion regulation during adolescence. Concerning the last empirical study (chapter V), the first aim was to evaluate the association between adolescents’ use of cognitive reappraisal and expressive suppression in daily life and dimensions of psychopathology and positive functioning. The second aim was to evaluate the association between adolescents’ and their parents’ psychopathology and positive functioning and also the role of parental relationships for these dimensions of adolescents’ adjustment. According to the results, parental dimensions of psychopathology and positive functioning and parental relationships explained more of the variance in the adolescents’ adjustment than their own dimensions did, i.e., their emotion regulation strategies. This dissertation concludes with an integrated discussion of the major findings, contributions, and implications for research and practice from the studies conducted. Limitations and directions for future studies are also presented. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48717 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
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