Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48695
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Manso, Artur | por |
dc.contributor.advisor | Afonso, José António Martin | por |
dc.contributor.author | Chá-Chá, Cecília Varela | por |
dc.date.accessioned | 2017-12-30T04:42:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-06 | - |
dc.date.submitted | 2016-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/48695 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de História da Educação) | por |
dc.description.abstract | Este trabalho intitulado A pedagogia de João de Deus e seus continuadores: de 1877 aos nossos dias é a dissertação de doutoramento em Educação - Especialidade História da Educação, levada a cabo no Instituto de Educação da Universidade do Minho e tem como principal objetivo analisar a Obra Pedagógica de João de Deus (1830-1896), desde a publicação da Cartilha Maternal, em 1877, até aos nossos dias. Esta gesta educativa foi iniciada pelo autor da Cartilha, continuada e inovada pelo fundador dos Jardins-Escolas, João de Deus Ramos (1878-1953) e depois por Maria da Luz de Deus Ramos Ponces de Carvalho (1918-1999) e António de Deus Ramos Ponces de Carvalho, filho, neta e bisneto do pedagogo. Nela abordamos a vida e as conceções pedagógicas dos mentores da obra, ancoradas no contexto do desenvolvimento da educação primária e pré-primária, da formação de professores e de educadores de infância, em duas partes: a primeira dedicada ao autor do método de João de Deus e a segunda ao fundador de Jardins-Escolas João de Deus, formação de educadores de infância, Bairro Escolar do Estoril, Lar educativo João de Deus e seus sucessores. Ao analisarmos a pedagogia de João de Deus e seus sucessores, relevaremos a originalidade subjacente, os aspetos estruturantes e os princípios pedagógicos, terminando cada parte com uma análise da sua expansão e ressonância, desde as primeiras experiências à maturação e ampliação da obra criada. Finalmente, serão apresentadas algumas notas conclusivas, a bibliografia e anexos como complemento à compreensão de alguns argumentos desenvolvidos. | por |
dc.description.abstract | The essay, “A pedagogia de João de Deus: de 1877 aos nossos dias” ( The teaching of João de Deus and his successors: from 1877 to the present day), is a doctoral dissertation in Education- History of Education, carried out in the “Instituto da Educação da Universidade do Minho”. Its main purpose is to analyse the pedagogical work of João de Deus (1830-1896), from the publication of “Cartilha Maternal” (book with the teaching method of João de Deus) in 1877 to the present day. This teaching method was first introduced by the author of “Cartilha”. It was continued and improved, first by the founder of the preschools “João de Deus” (1878-1953) and later by Maria da Luz de Deus Ramos Ponces de Carvalho (1918-1999) and António de Deus Ramos Ponces de Carvalho; the son, granddaughter and great-granddaughter of the pedagogue. In this essay the life and pedagogical designs of the mentors will be approached in two parts, considering the development of preschool and primary school teaching and training of preschool and primary school teachers. The first part is dedicated to the author of the method João de Deus and the second part is dedicated to the founder of the preschools João de Deus, the training of preschool teachers, “Bairro Escolar do Estoril”, “Lar educativo João de Deus” and to his successors. While analysing the teaching method of João de Deus and his successors, we will also reveal its underlying originality, defining aspects and pedagogical principles. Each part will end with an analysis of its growth and impact, from the first experiences to the maturation and expansion of the work he has created. Finally, there will be some conclusive research notes, like bibliography and attachments to help understand some of the arguments presented. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Ensino Infantil | por |
dc.subject | Reformas | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | República | por |
dc.subject | Método João de Deus | por |
dc.subject | education | por |
dc.subject | teaching | por |
dc.subject | literacy | por |
dc.subject | preschool teaching | por |
dc.subject | reforms | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Republic | por |
dc.subject | method João de Deus | por |
dc.title | A pedagogia de João de Deus e seus continuadores: de 1877 aos nossos dias | por |
dc.type | doctoralThesis | eng |
dc.identifier.tid | 101333790 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cecilia Varela Cha-Cha.pdf Acesso restrito! | Tese de Doutoramento | 8,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |