Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48607
Título: | História da ciência e aprendizagem significativa. Um estudo de caso no ensino da anatomia humana |
Outro(s) título(s): | History of science and meaningful learning. A case study in human anatomy teaching |
Autor(es): | Ribeiro, Gabriel |
Orientador(es): | Coelho da Silva, José Luís |
Data: | 18-Jul-2017 |
Resumo(s): | O presente estudo incide na idealização, concepção, implementação e avaliação de uma
estratégia de intervenção pedagógica. Essa estratégia é caracterizada, essencialmente, pela
implementação de atividades de aprendizagem focalizadas na exploração da História da Ciência
em articulação com atividades de aprendizagem centradas na reflexão metacognitiva sobre o
processo de aprendizagem, exploradas num cenário educativo de cariz dialógico e cooperativo
em que se potencia o papel das interações alunos-alunos e alunos-professor na (re)construção
dos saberes. Incidiu na abordagem da temática Sistema Circulatório Humano, no âmbito da
disciplina de Anatomia Humana do ano de 2015, do curso de Licenciatura em Biologia da
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tendo envolvido um grupo de 22 alunos. Os
objetivos do estudo foram: (1) avaliar o impacto da integração educativa da História da Ciência
na (re)construção das concepções dos alunos sobre morfofunção do sistema circulatório
humano; (2) avaliar o impacto da integração educativa da História da Ciência na (re)construção
das concepções dos alunos sobre Natureza da Ciência; (3) identificar as representações dos
alunos acerca do valor educativo da integração da História da Ciência na abordagem da
morfofunção do sistema circulatório humano; (4) identificar constrangimentos na integração
educativa da História da Ciência na abordagem da morfofunção do sistema circulatório humano.
Os resultados obtidos sugerem que a estratégia de intervenção pedagógica contribuiu para a
(re)construção das concepções dos alunos sobre morfofunção do sistema circulatório humano e
Natureza da Ciência, proporcionando, assim, uma aprendizagem significativa. As representações
dos alunos indicam o reconhecimento do valor educativo da abordagem histórica da
morfofunção do sistema circulatório humano. Tais representações apontam, ainda, que essa
abordagem contribuiu para a: (a) ampliação do conhecimento epistemológico sobre a Ciência;
(b) aprendizagem dos conteúdos científicos; (c) formação profissional, uma vez que essa
abordagem alargou as visões sobre a Ciência, mostrou um modo inovador para trabalhar os
conteúdos e favoreceu a compreensão de que os conteúdos científicos devem ser ensinados de
forma contextualizada. Os principais fatores de constrangimento na abordagem histórica da
morfofunção do sistema circulatório humano prendem-se ao processo de adaptação às
atividades de aprendizagem, como dificuldades dos alunos em trabalhar em grupo e gerir o
tempo de execução das atvidades de aprendizagem. This study focuses on ideation, design, implementation and evaluation of a pedagogical intervention strategy. This strategy is essentially characterized by the implementation of learning activities focused on the exploration of the History of Science in articulation with learning activities focused on metacognitive reflection on the learning process, explored in an educational scenario of dialogical and cooperative nature in which the role of student-student and studentteacher interactions in the (re)construction of knowledge is strengthened. Focused in the approach of the Human Circulatory System, within the Human Anatomy discipline of the year 2015, of the undergraduate course in Biology of the Federal University of the Recôncavo of Bahia, involving a group of 22 students. The objectives of the study were: (1) to evaluate the impact of the educational integration of the History of Science on the (re)construction of students’ conceptions about human circulatory system morphofunction; (2) to evaluate the impact of the educational integration of the History of Science on the (re)construction of students’ conceptions about Nature of Science; (3) to identify the representations of the students about the educational value of the integration of the History of Science in the approach of human circulatory system morphofunction; (4) to identify constraints in the educational integration of the History of Science in the approach of human circulatory system morphofunction. The results suggest that the pedagogical intervention strategy contributed to the (re)construction of students’ conceptions about human circulatory system morphofunction and Nature of Science, thus providing meaningful learning. The representations of the students indicate the acknowledgment of the educational value of the integration of the History of Science in the approach of the human circulatory system morphofunction. These representations also point out that this approach has contributed to: (a) expansion of epistemological knowledge about Science; (b) learning of scientific content; (c) professional education, since this approach broadened the views on Science, has shown an innovative way to work content and favored the understanding that scientific content should be taught in a contextualized way. The main constraint factors in the historical approach of the human circulatory system morphofunction are the process of adaptation to learning activities, such as difficulties of students in working in groups and managing the time of execution of learning activities. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Educação em Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48607 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriel Ribeiro.pdf | Tese de Doutoramento | 5,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |