Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48291

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Evandro Salvador Alves depor
dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorSilva, Daiana Rodriguespor
dc.date.accessioned2017-12-13T13:55:38Z-
dc.date.available2017-12-13T13:55:38Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.citationOliveira, E.S.; Cunha, A.C. & Silva, D.R. (2016). Pesquisa com crianças na Educação Física Brasileira: interfaces entre a mídia e o brincar na escola. In Gabriel, C.G. et al (org). Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar: diálogos necessários e os desafios da investigação: Vol. I, Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar (pp 01-10)por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/48291-
dc.description.abstractQuando crianças da Educação Infantil participam das aulas de Educação Física, consideram que as atividades e jogos, propostos pelo docente, são brincadeiras que lhes proporcionam prazer – atribuindo um significado diferente daquele que o educador projeta enquanto atividade pedagógica. No contemporâneo, quando os meninos e meninas brincam aparecem elementos da cultura midiática, como os gestos reproduzidos na escola, bem como modos de ser e agir, advindos das relações que estabelecem, sobretudo com as personagens que se destacam na mídia. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo, além de apresentar uma síntese da pesquisa de doutorado – de sua proposta –, refletir sobre os fenômenos que acontecem, entre o grupo de crianças, nas aulas de Educação Física, analisando como os discursos e práticas das personagens da mídia se fazem presentes nos momentos em que a professora desenvolve a prática, ao mesmo tempo em que as crianças constroem suas brincadeiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em andamento, cujo lócus de investigação é uma Escola Municipal de Educação Infantil de Mineiros, Goiás, com crianças entre 4 e 5 anos e a professora da turma. A metodologia é pautada na imersão do cotidiano das crianças durante as aulas de Educação Física, com observações participantes, bem como registro em diário de campo dos momentos vivenciados na escola. A fundamentação teórica compreende os seguintes estudos: a teoria da enunciação de Bakhtin (1992; 1995; 1998), para compreender os processos discursivos que ocorrem na pesquisa; a sociologia da infância com Belloni (2009), Corsaro (2001), Prout (2010) e Sarmento (1997; 2005; 2009), que consideram a criança como atores, protagonistas sociais e sujeitos que possuem vozes; o jogo, brincar e cultura lúdica, cuja teoria de Brougère (2002; 2010); Kishimoto (2011); Neto (1997), Camilo Cunha (2011; 2013) e Pereira & Neto (1997) são tomadas como aporte; por fim, as relações entre infância e cultura midiática são analisadas à luz de teóricos como Salgado (2005), Pereira (2012), Silva (2015), Santaella (2003) e Buckingham (2007). Pretende-se, com esta investigação, contribuir com os estudos voltados à infância, no sentido de problematizar e provocar transformações nas maneiras como o professor da contemporaneidade ensina e constrói conhecimento, considerando a presença da mídia no contexto escolar, principalmente na Educação Física. A mídia entra na escola, portanto, e penetra as relações das crianças. Ela traz à tona, nas brincadeiras e jogos infantis, questões do universo midiático que compõem o enredo de suas culturas lúdicas, que têm sido transformadas constantemente.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCultura midiáticapor
dc.titlePesquisa com crianças na educação física brasileira: interfaces entre a mídia e o brincar na escolapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationI Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar: diálogos necessários e os desafios da investigaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pesquisa com crianças na Educação Física Brasileira Oliveira, Cunha e Silva.pdf354,93 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID