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dc.contributor.advisorPais, Jorge C.por
dc.contributor.authorFigueiras, Hélder dos Santospor
dc.date.accessioned2017-12-12T15:31:05Z-
dc.date.available2017-12-12T15:31:05Z-
dc.date.issued2017-03-23-
dc.date.submitted2017-01-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/48221-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Infraestruturas Viárias)por
dc.description.abstractOs dados de tráfego integram as ações fundamentais a considerar no dimensionamento de pavimentos rodoviários. O número equivalente de eixos equivalente ao eixo padrão (NEEP) utilizado no dimensionamento de pavimentos é dado pelo tráfego acumulado de veículos pesados durante o período de vida útil do pavimento, multiplicado por um fator camião, que traduz a agressividade desses mesmos veículos. Os veículos que circulam com cargas por eixo acima do limite máximo legal provocam danos significativos nos pavimentos, aumentando o custo da sua construção ou reabilitação. Através de postos de pesagem e contagem de veículos pesados, instalados em vários locais da rede rodoviária, é possível fazer uma correta avaliação do tráfego, e investigar o impacto dos veículos que circulam sobrecarregados. O presente estudo tem como principal objetivo a avaliação da agressividade do tráfego pesado recorrendo a resultados de uma campanha de pesagem de veículos pesados, utilizando para o efeito diferentes métodos no cálculo da agressividade. Para a realização deste trabalho foram usados três métodos no cálculo da agressividade, nomeadamente o método da 4ª potência, o método francês e o método desenvolvido pelo Professor Jorge Pais, designado neste trabalho por método JPais. A investigação permitiu, a partir dos resultados obtidos, avaliar o efeito das sobrecargas no dimensionamento de pavimentos flexíveis.por
dc.description.abstractTraffic data constitute a fundamental input required on the road pavement design. The equivalent number of standard axles (ESAL), used in the road pavement design, is determined by the accumulated traffic of overload vehicles during the useful life of the pavement, multiplied by a truck factor, which reflects the damage of those vehicles in the pavement. Vehicles that travel with axle loads above the maximum legal limit cause significant damage to the pavements, increasing the pavement construction and rehabilitation cost. Through installed weigh stations, and counting trucks, installed at various locations on the road network, it is possible to make a correct assessment of the traffic, and to investigate the impact of overloaded vehicles. This study has as main objective to evaluate the damage of overload traffic using the results of a weighing stations of heavy vehicles, using different methods for the calculation. To accomplish this work, three methods were used to calculate the damage, namely, the fourth power method, the French method and JPais method, the last developed by Professor Jorge Pais. The investigation allowed, with the obtained results, to evaluate the effect of the overload vehicles in the design of flexible pavements.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPavimentos flexíveispor
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectTráfegopor
dc.subjectAgressividadepor
dc.subjectFlexible pavementspor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectTrafficpor
dc.subjectDamagepor
dc.titleAvaliação da agressividade do tráfego pesadopor
dc.title.alternativeEvaluation of the heavy traffic damage on road pavementspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201682974por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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