Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48139
Título: | Preditores das capacidades de persistência na tarefa e classificação em idade pré-escolar |
Outro(s) título(s): | Predictors of task persistence skills and preschool classification |
Autor(es): | Figueiredo, Patrícia Domingues |
Orientador(es): | Martins, C. |
Palavras-chave: | Idade pré-escolar Persistência Classificação Temperamento Interação parental Preschool age Persistence Classification Temperament Parental interaction |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | As capacidades de persistência e classificação estão em franco desenvolvimento em idade
pré-escolar, constituindo elementos essenciais ao sucesso académico. Este estudo pretendeu
caracterizar e explorar os preditores destas capacidades. A amostra integrou 77 crianças (39
[50.60%] do sexo masculino), recrutadas aos 4 ½ anos e reavaliadas 4 meses antes da entrada
na escola, e respetivos progenitores. Na primeira avaliação, as díades foram observadas numa
interação de jogo livre, em sessões independentes (mãe/pai - criança), avaliando-se a
qualidade da interação parental. Na segunda avaliação, a tarefa de classificação (Bead
Sorting) realizada pelas crianças permitiu avaliar as capacidades de persistência e
classificação. Através do tempo e envolvimento na tarefa avaliou-se a capacidade de
persistência. A capacidade de classificação foi avaliada através da sua complexidade. Nos
dois momentos foram avaliados a perceção parental do temperamento (CBQ), a regulação
comportamental (Head-To-Toes) e o desenvolvimento cognitivo (WPPSI-R) das crianças. As
sessões foram vídeo-gravados e, posteriormente codificadas usando grelhas de cotação.
A afetividade negativa das crianças, a intrusividade paterna e a sensibilidade materna
constituíram preditores da capacidade de persistência. A afetividade negativa foi preditora da
capacidade de classificação. Os resultados remetem para a importância de considerar as
características da criança e a qualidade da interação parental. The persistence and classification capabilities are in full development at preschool age, constituting essential elements for academic success. This study aimed to characterize and explore the predictors of these capacities. The sample comprised 77 children (39 [50.60%] males), recruited at 4 ½ years and reassessed 4 months before entering school, and their parents. In the first evaluation, the dyads were observed in a free play interaction, in independent sessions (mother / father - child), evaluating the quality of parental interaction. In the second evaluation, the classification task (Bead Sorting) performed by the children allowed to evaluate the abilities of persistence and classification. Through the time and involvement in the task the capacity of persistence was evaluated. The classification capacity was evaluated through its complexity. At the two moments, parental perception of temperament (CBQ), behavioral regulation (Head-To-Toes) and cognitive development (WPPSI-R) of children were evaluated. The sessions were videotaped and later coded using quotation grids. Negative affectivity of the children, paternal intrusiveness and maternal sensitivity were predictors of persistence. Negative affectivity was a predictor of classification ability. The results point to the importance of considering the characteristics of the child and the quality of parental interaction. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48139 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patrícia Domingues Figueiredo.pdf Acesso restrito! | 3,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |