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TítuloPreditores das capacidades de persistência na tarefa e classificação em idade pré-escolar
Outro(s) título(s)Predictors of task persistence skills and preschool classification
Autor(es)Figueiredo, Patrícia Domingues
Orientador(es)Martins, C.
Palavras-chaveIdade pré-escolar
Persistência
Classificação
Temperamento
Interação parental
Preschool age
Persistence
Classification
Temperament
Parental interaction
Data2017
Resumo(s)As capacidades de persistência e classificação estão em franco desenvolvimento em idade pré-escolar, constituindo elementos essenciais ao sucesso académico. Este estudo pretendeu caracterizar e explorar os preditores destas capacidades. A amostra integrou 77 crianças (39 [50.60%] do sexo masculino), recrutadas aos 4 ½ anos e reavaliadas 4 meses antes da entrada na escola, e respetivos progenitores. Na primeira avaliação, as díades foram observadas numa interação de jogo livre, em sessões independentes (mãe/pai - criança), avaliando-se a qualidade da interação parental. Na segunda avaliação, a tarefa de classificação (Bead Sorting) realizada pelas crianças permitiu avaliar as capacidades de persistência e classificação. Através do tempo e envolvimento na tarefa avaliou-se a capacidade de persistência. A capacidade de classificação foi avaliada através da sua complexidade. Nos dois momentos foram avaliados a perceção parental do temperamento (CBQ), a regulação comportamental (Head-To-Toes) e o desenvolvimento cognitivo (WPPSI-R) das crianças. As sessões foram vídeo-gravados e, posteriormente codificadas usando grelhas de cotação. A afetividade negativa das crianças, a intrusividade paterna e a sensibilidade materna constituíram preditores da capacidade de persistência. A afetividade negativa foi preditora da capacidade de classificação. Os resultados remetem para a importância de considerar as características da criança e a qualidade da interação parental.
The persistence and classification capabilities are in full development at preschool age, constituting essential elements for academic success. This study aimed to characterize and explore the predictors of these capacities. The sample comprised 77 children (39 [50.60%] males), recruited at 4 ½ years and reassessed 4 months before entering school, and their parents. In the first evaluation, the dyads were observed in a free play interaction, in independent sessions (mother / father - child), evaluating the quality of parental interaction. In the second evaluation, the classification task (Bead Sorting) performed by the children allowed to evaluate the abilities of persistence and classification. Through the time and involvement in the task the capacity of persistence was evaluated. The classification capacity was evaluated through its complexity. At the two moments, parental perception of temperament (CBQ), behavioral regulation (Head-To-Toes) and cognitive development (WPPSI-R) of children were evaluated. The sessions were videotaped and later coded using quotation grids. Negative affectivity of the children, paternal intrusiveness and maternal sensitivity were predictors of persistence. Negative affectivity was a predictor of classification ability. The results point to the importance of considering the characteristics of the child and the quality of parental interaction.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48139
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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