Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48134
Título: | Efeitos de assimetria à direita no reconhecimento visual de palavras com letras-espelho: um estudo com leitores proficientes e não proficientes do português europeu |
Outro(s) título(s): | Asymmetry on the right effects on the visual recognition of words with mirror-letters: a study with proficient and non-proficient readers of European Portuguese |
Autor(es): | Lages, Alexandrina Maria Marcos |
Orientador(es): | Soares, Ana Paula Oliveira, Helena Manuela Mendes |
Palavras-chave: | Letras-espelho Generalização em espelho Assimetria à direita Reconhecimento visual de palavras Efeitos de literacia Mirror-letters Mirror generalization Asymmetry on the right Visual word recognition Literacy effects |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Reconhecer palavras com letras-espelho (b-d) é mais difícil do que reconhecer palavras que não
as contêm. Este efeito é explicado pela supressão do mecanismo de generalização em espelho
que ocorre perante estímulos verbais, contrariamente ao que acontece com outro qualquer outro
tipo de estímulos. Nos modelos de reconhecimento visual de palavras (RVP), assume-se que o
reconhecimento desse tipo de palavras envolve não só a ativação da letra “b” ou “d”, mas a
inibição simultânea da letra-espelho correspondente, explicando o efeito de inibição observado.
Neste estudo, procurámos analisar até que ponto a hipótese de assimetria à direita (HAD),
avançada para explicar a escrita em espelho, poderá contribuir para o custo associado ao RVP
com letras-espelho e perceber se esses efeitos são modelados pelos níveis de literacia
apresentados. Nesse sentido, realizámos três estudos envolvendo leitores proficientes (adultos)
(Estudo 1) e leitores não proficientes (crianças) do português europeu a frequentar o 3.º (Estudo
2) e 5.º anos de escolaridade (Estudo 3) do Ensino-Básico português. Os participantes
realizaram uma tarefa de decisão-lexical (TDL) combinada com o paradigma de priming
mascarado. Os resultados mostraram que a HAD e os níveis de literacia modelam os efeitos de
supressão do mecanismo de generalização em espelho no RVP. Recognizing words with mirror-letters (b-d) is more difficult than recognizing words that do not contain them. This effect is explained by the suppression of the mirror generalization that occurs in verbal stimuli, contrary to what happens with other stimuli. In the models of visual word recognition (VWR), it is assumed that word recognition with mirror-letters not only leads to the activation of the letter “b” or d, but, at the same time, inhibits the corresponding mirrorletter, explaining the inhibition effect observed. In this study, we attempted to analyse to what extent the hypothesis of asymmetry on the right (HAR), used to explain mirror writing, can contribute to explain the cost associated with VWR with mirror-letters and see if these effects can be modulated by the different levels of literacy presented. In this sense, three studies were conducted with proficient readers (adults) (Study 1) and non-proficient readers (children) of European Portuguese attending the 3rd (Study 2) and 5th grade (Study 3) of Portuguese Basic Education. Participants performed a lexical-decision task combined with a masked priming paradigm. The results showed that HAR and literacy levels model suppression of mirror generalization on VWR. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48134 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandrina Maria Marcos Lages.pdf Acesso restrito! | 1,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |