Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48134

TítuloEfeitos de assimetria à direita no reconhecimento visual de palavras com letras-espelho: um estudo com leitores proficientes e não proficientes do português europeu
Outro(s) título(s)Asymmetry on the right effects on the visual recognition of words with mirror-letters: a study with proficient and non-proficient readers of European Portuguese
Autor(es)Lages, Alexandrina Maria Marcos
Orientador(es)Soares, Ana Paula
Oliveira, Helena Manuela Mendes
Palavras-chaveLetras-espelho
Generalização em espelho
Assimetria à direita
Reconhecimento visual de palavras
Efeitos de literacia
Mirror-letters
Mirror generalization
Asymmetry on the right
Visual word recognition
Literacy effects
Data2017
Resumo(s)Reconhecer palavras com letras-espelho (b-d) é mais difícil do que reconhecer palavras que não as contêm. Este efeito é explicado pela supressão do mecanismo de generalização em espelho que ocorre perante estímulos verbais, contrariamente ao que acontece com outro qualquer outro tipo de estímulos. Nos modelos de reconhecimento visual de palavras (RVP), assume-se que o reconhecimento desse tipo de palavras envolve não só a ativação da letra “b” ou “d”, mas a inibição simultânea da letra-espelho correspondente, explicando o efeito de inibição observado. Neste estudo, procurámos analisar até que ponto a hipótese de assimetria à direita (HAD), avançada para explicar a escrita em espelho, poderá contribuir para o custo associado ao RVP com letras-espelho e perceber se esses efeitos são modelados pelos níveis de literacia apresentados. Nesse sentido, realizámos três estudos envolvendo leitores proficientes (adultos) (Estudo 1) e leitores não proficientes (crianças) do português europeu a frequentar o 3.º (Estudo 2) e 5.º anos de escolaridade (Estudo 3) do Ensino-Básico português. Os participantes realizaram uma tarefa de decisão-lexical (TDL) combinada com o paradigma de priming mascarado. Os resultados mostraram que a HAD e os níveis de literacia modelam os efeitos de supressão do mecanismo de generalização em espelho no RVP.
Recognizing words with mirror-letters (b-d) is more difficult than recognizing words that do not contain them. This effect is explained by the suppression of the mirror generalization that occurs in verbal stimuli, contrary to what happens with other stimuli. In the models of visual word recognition (VWR), it is assumed that word recognition with mirror-letters not only leads to the activation of the letter “b” or d, but, at the same time, inhibits the corresponding mirrorletter, explaining the inhibition effect observed. In this study, we attempted to analyse to what extent the hypothesis of asymmetry on the right (HAR), used to explain mirror writing, can contribute to explain the cost associated with VWR with mirror-letters and see if these effects can be modulated by the different levels of literacy presented. In this sense, three studies were conducted with proficient readers (adults) (Study 1) and non-proficient readers (children) of European Portuguese attending the 3rd (Study 2) and 5th grade (Study 3) of Portuguese Basic Education. Participants performed a lexical-decision task combined with a masked priming paradigm. The results showed that HAR and literacy levels model suppression of mirror generalization on VWR.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48134
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandrina Maria Marcos Lages.pdf
Acesso restrito!
1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID