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https://hdl.handle.net/1822/48133
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Soares, Ana Paula | por |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Ana P. | por |
dc.contributor.author | Ferreira, Joana Macedo Figueiredo | por |
dc.date.accessioned | 2017-12-11T10:30:58Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/48133 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia | por |
dc.description.abstract | Several experiments in different areas of cognitive psychology showed that individuals process information differently depending on the level on which the self is implicated. However there is no agreement at what extent the self-reference affects early or later stages of visual word recognition. In this study we aimed to explore the role of self-reference in the recognition of positive (e.g., “interesting”) and negative (e.g., “terrible”) target words. To that purpose, participants performed an affective categorization task combined with a masked priming paradigm, in which target words were preceded by a brief prime (50 ms) that could be self-related (“Eu sou”[I am]), other-related (“Ela é”[She is]) or a control prime (“%%%%%”). Results showed significant priming effects, as words preceded by self-related primes produced faster reaction times (RTs) than words preceded by other-related primes, but not from words preceded by control primes, irrespectively of the valence of the targets. Furthermore, other-related primes produced longer RTs than both self-related and control primes. Results show a clear advantage in the processing of self-related information at early stages of visual-word recognition and ask for amendments in the current models of visualword recognition, which did not assign any role to self-related information in word recognition. | por |
dc.description.abstract | Vários estudos na área da psicologia cognitiva mostraram que os indivíduos processam a informação de forma diferente dependendo do nível em que o self está implícito. No entanto, não há acordo em que medida a Self-reference afeta fases iniciais ou fases mais posteriores do reconhecimento visual de palavras. Neste estudo, procuramos explorar o papel do Self-reference effect no reconhecimento de palavras positivas (e.g., "interessante") e negativas (e.g., "terrível"). As participantes realizaram uma tarefa de categorização afetiva combinada com um paradigma de priming mascarado, em que as palavras foram precedidas por um breve prime (50 ms) que poderia ser self-related ("Eu sou"), other-related ("Ela é") ou um prime controlo ("%%%%%"). Os resultados mostraram efeitos de priming, pois as palavras precedidas de primes self-related produziram tempos de reação (RTs) mais rápidos do que as palavras precedidas de other-related primes, mas não de palavras precedidas de primes de controlo, independentemente da valência das palavras. Além disso, other-related primes produziram RTs mais longos do que os self-related primes e do que os de controlo. Os resultados mostram uma clara vantagem no processamento de informação self-related em etapas iniciais do reconhecimento visual de palavras e solicitam alterações nos modelos atuais de reconhecimento de palavras, que não atribuem qualquer função a informação relacionada ao self no reconhecimento de palavras. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Self-reference effect | por |
dc.subject | Emotional words | por |
dc.subject | Masked priming paradigm | por |
dc.subject | Early-stages of visual-word processing | por |
dc.subject | Palavras emocionais | por |
dc.subject | Paradigma de priming mascarado | por |
dc.subject | Etapas iniciais do processamento visual de palavras | por |
dc.title | It's all about me: evidence of the self-reference effect in an affective masked priming categorization task | por |
dc.title.alternative | Tudo é sobre mim: evidência do self-reference effect numa tarefa de categorização afetiva com priming mascarado | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201717255 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Psicologia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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