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https://hdl.handle.net/1822/47945
Título: | Evolucionismo em Portugal na segunda metade do século XIX: problemas de conceptualização e recepção |
Autor(es): | Martins, Pedro Miguel Páscoa Santos |
Palavras-chave: | Darwinismo darwinismo social evolução evolucionismo fixismo progresso selecção natural raça racialismo arianismo positivismo mecanicismo Comte Darwin Spencer Haeckel Cuvier Lamarck Antero de Quental Oliveira Martins Teófilo Braga Basílio Teles Darwinism Social Darwinism evolution evolutionism fixism progress natural selection race racialism Aryanism positivism mechanicism |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) |
Revista: | Diacrítica. Série Filosofia e Cultura |
Citação: | Martins, P. (2009). Evolucionismo em Portugal na segunda metade do século XIX: problemas de conceptualização e recepção. Diacrítica – Filosofia e Cultura, 23-2, 399- 431. |
Resumo(s): | A teoria biológica de Darwin, por via directa ou indirecta, influenciou a cultura portuguesa, na segunda metade do século XIX, em campos científicos e não científicos. Nesta medida, importa distinguir entre evolucionismo científico e ideológico (darwinismo social); entre evolução num sentido “mecânico”, biológico e não finalista e evolução num sentido teleológico (progresso). Diversos obstáculos condicionaram a recepção do paradigma darwiniano em campos científicos especializados, mas não o impediram. Por outro lado, a teoria de Darwin, mais ou menos alterada pelos evolucionismos de Spencer e Haeckel e, por vezes, combinada com o positivismo comtiano, foi usada por intelectuais progressistas, de vários quadrantes ideológicos, como estratégia de justificação científica das suas propostas políticas e sociais e da sua visão da história (VG Teófilo Braga, Oliveira Martins). Assim, os conceitos darwinianos adaptaram-se bem a perspectivas racialistas que deram caução científica aos nacionalismos identitários recorrentes no pensamento finissecular. During the second half of the 19th century, Darwin’s biological theory had a direct and indirect influence in Portuguese culture in both the scientific and non-scientific fields. In this respect, it is worth differentiating: scientific and ideological evolutionism (social Darwinism); evolution, in a biological and non-finalistic sense; and evolution in a teleological sense (progress In specialized scientific areas, different obstacles conditioned the reception of the Darwinian paradigm but never prevented it. Moreover, Darwin’s theory, at times combined in different degrees with Spencer’s or Haeckel’s evolutionism and at times combined with Comtian positivism, was used by progressive intellectuals from different ideological backgrounds as a strategy of scientific justification for their particular visions of history and political and social proposals (e.g. Teófilo Braga, Oliveira Martins). In this manner, Darwinian concepts were well adapted to racialist perspectives which would provide scientific leverage to identitary nationalism during end of century thought. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | Publicação comemorativa do Bicentenário de Charles Darwin. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/47945 |
ISSN: | 0807-8967 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEPS - Publicações dos investigadores do CEPS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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