Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47945

TítuloEvolucionismo em Portugal na segunda metade do século XIX: problemas de conceptualização e recepção
Autor(es)Martins, Pedro Miguel Páscoa Santos
Palavras-chaveDarwinismo
darwinismo social
evolução
evolucionismo
fixismo
progresso
selecção natural
raça
racialismo
arianismo
positivismo
mecanicismo
Comte
Darwin
Spencer
Haeckel
Cuvier
Lamarck
Antero de Quental
Oliveira Martins
Teófilo Braga
Basílio Teles
Darwinism
Social Darwinism
evolution
evolutionism
fixism
progress
natural selection
race
racialism
Aryanism
positivism
mechanicism
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
RevistaDiacrítica. Série Filosofia e Cultura
CitaçãoMartins, P. (2009). Evolucionismo em Portugal na segunda metade do século XIX: problemas de conceptualização e recepção. Diacrítica – Filosofia e Cultura, 23-2, 399- 431.
Resumo(s)A teoria biológica de Darwin, por via directa ou indirecta, influenciou a cultura portuguesa, na segunda metade do século XIX, em campos científicos e não científicos. Nesta medida, importa distinguir entre evolucionismo científico e ideológico (darwinismo social); entre evolução num sentido “mecânico”, biológico e não finalista e evolução num sentido teleológico (progresso). Diversos obstáculos condicionaram a recepção do paradigma darwiniano em campos científicos especializados, mas não o impediram. Por outro lado, a teoria de Darwin, mais ou menos alterada pelos evolucionismos de Spencer e Haeckel e, por vezes, combinada com o positivismo comtiano, foi usada por intelectuais progressistas, de vários quadrantes ideológicos, como estratégia de justificação científica das suas propostas políticas e sociais e da sua visão da história (VG Teófilo Braga, Oliveira Martins). Assim, os conceitos darwinianos adaptaram-se bem a perspectivas racialistas que deram caução científica aos nacionalismos identitários recorrentes no pensamento finissecular.
During the second half of the 19th century, Darwin’s biological theory had a direct and indirect influence in Portuguese culture in both the scientific and non-scientific fields. In this respect, it is worth differentiating: scientific and ideological evolutionism (social Darwinism); evolution, in a biological and non-finalistic sense; and evolution in a teleological sense (progress In specialized scientific areas, different obstacles conditioned the reception of the Darwinian paradigm but never prevented it. Moreover, Darwin’s theory, at times combined in different degrees with Spencer’s or Haeckel’s evolutionism and at times combined with Comtian positivism, was used by progressive intellectuals from different ideological backgrounds as a strategy of scientific justification for their particular visions of history and political and social proposals (e.g. Teófilo Braga, Oliveira Martins). In this manner, Darwinian concepts were well adapted to racialist perspectives which would provide scientific leverage to identitary nationalism during end of century thought.
TipoArtigo
DescriçãoPublicação comemorativa do Bicentenário de Charles Darwin.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47945
ISSN0807-8967
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEPS - Publicações dos investigadores do CEPS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
P. Martins_Evolucionismo em Portugal.pdf8,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID