Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/47840
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Belo, O. | por |
dc.contributor.author | Martins, Mónica Filipa Casanova | por |
dc.date.accessioned | 2017-11-28T14:59:11Z | - |
dc.date.available | 2017-11-28T14:59:11Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/47840 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Engenharia Informática | por |
dc.description.abstract | Hoje em dia, o recurso às novas tecnologias nas mais diferentes áreas do conhecimento tem sido evidente. A área da educação não foi, pois, exceção. Cada vez mais se tentam arranjar ferramentas tecnológicas que permitam a qualquer aluno ter acesso a um processo de aprendizagem mais simples e eficaz. Dentro desse leque variadíssimo de ferramentas encontramos os ITS (intelligent tutoring system). Genericamente, estes sistemas têm como objetivo fornecer instruções a alunos sem a intervenção direta de um professor. Para que isso possa acontecer, com sucesso, é necessário que estes sistemas possuam uma base de conhecimento fiável, com conteúdos adequados em todas as vertentes de ensino que promovem. Nesta dissertação tivemos como base de trabalho a conceção e o desenvolvimento de um módulo de avaliação para um sistema de ensino inteligente, com capacidade para fazer a monitorização de todas as atividades desenvolvidas ao longo de um processo de aprendizagem ou de aferição de conhecimento. Com esta monitorização pretende-se fazer a criação de perfis de aprendizagem para todos os alunos que utilizem o sistema, de forma a que se possa personalizar os processos de ensino, indo em contra às principais necessidades de aprendizagem dos alunos. Nesta dissertação descrevemos o trabalho realizado no desenvolvimento do módulo de avaliação referido, dando particular atenção aos aspetos relacionados com a seleção e implementação dos mecanismos de profiling para a criação automática de perfis de aprendizagem, aos diferentes métodos de avaliação estudados, à preparação dos dados e serviços subjacentes ao seu armazenamento e processamento, à arquitetura do sistema de avaliação desenvolvido e, por fim, à demonstração das funcionalidades implementadas. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, the usage of technology in the different sectors has been evident. The same applies, with no exception, in education. More and more we try to use IT tools that allow any student to have access to a more simple and relying educational system. It’s within this wide range of tools that the ITS (intelligent tutoring system) arises. Generically, these systems have the purpose to provide immediate instructions without the need for a direct teacher’s intervention. For a successful and fully functional system, it’s necessary that these have a reliable knowledge base, with suitable content in all educational features promoted. In this dissertation, we had as a work base the conception and development of an evaluation module for an intelligent tutoring system, with the ability to monitor all activity carried out during a learning process or the measurement of knowledge. The purpose of this monitoring is to create learning profiles for all students that use the system, so we can personalize the learning mechanisms, adapting to the special learning needs of every student. In this dissertation, we describe the accomplished work in the development of the evaluation module described, giving particular attention to the details related to the selection and implementation of the profiling mechanisms for the automatic creation of learning profiles, to the different evaluation modules studied, to the preparation of the data and its storage and processing, to the evaluation system’s Architecture, and finally, to the demonstration of the implemented functionalities. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Sistemas de apoio ao ensino | por |
dc.subject | Sistemas de ensino inteligentes | por |
dc.subject | Personalização de processos de aprendizagem | por |
dc.subject | Geração e manutenção de perfis | por |
dc.subject | Tutores artificiais | por |
dc.subject | Cartilha Maternal de João de Deus | por |
dc.subject | Learning support systems | por |
dc.subject | Intelligent tutoring systems | por |
dc.subject | Personalization of learning processes | por |
dc.subject | Profile maintenance | por |
dc.subject | Artificial tutors | por |
dc.title | Especificação e desenvolvimento de um módulo de avaliação para um sistema de ensino inteligente | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201616190 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mónica Filipa Casanova Martins.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |