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TítuloA filosofia para além da academia
Outro(s) título(s)La philosophie au-delà de l’académie
Philosophy beyond academy
Autor(es)Rocha, Acílio da Silva Estanqueiro
Palavras-chaveFilosofia
Ironia
Existência
Conhecimento
Sabedoria
Philosophie
Ironie
Existence
Connaissance
Sagesse
Philosophy
Irony
Epistemology
Wisdom
Data2012
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
RevistaDiacritica. Filosofia e Cultura
Resumo(s)Num simpósio sobre “A Filosofia na Academia”, importa, no seu encerramento, versar o tema “A Filosofia para além da Academia”. O objectivo é sobretudo mostrar como a filosofia transcende as referências académicas habituais. Ela abrange a lógica, a ética, o conhecimento, a estética, mas é a sabedoria que a preenche: ela está aqui em uníssono com a existência. Então, a filosofia é “uma prática discursiva que tem a vida por objecto, a razão por meio e a felicidade por fim”. Por isso, mais que aprender filosofia, importa aprender a filosofar.
Lors d’un symposium portant sur “La Philosophie dans l’Académie”, nous voulons, à l’heure de sa clôture, porter le regard vers “La Philosophie au-delà de l’Académie”. Le but est surtout de montrer comment la philosophie transcende les références académiques habituelles. Il est vrai qu’elle a trait à la logique, à l’éthique, à la connaissance, à l’esthétique, mais c’est la sagesse qui la comble vraiment: ici, elle est à l’unisson avec l’existence. Alors, la philosophie est “une pratique discursive qui a la vie pour objet, la raison pour moyen et le bonheur pour fin”. Donc, plus qu’apprendre la philosophie, il faut apprendre à philosopher.
Projected as the final conference in a Symposium on “Philosophy in the Academy”, this article addresses the subject of “Philosophy beyond Academy”. The objective is above all to show how philosophy transcends the usual academic references. Philosophy encompasses logic, ethics, epistemology, aesthetics, but it is mainly inhabited by wisdom: it is in accordance with existence. Therefore, philosophy is “a discursive practice holding life as its objet, reason as its means and happiness as its end”. Thus, more than how to learn philosophy, it is important to learn how to philosophize.
TipoArtigo
DescriçãoConferência proferida no acto de Homenagem ao Autor, no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas, aquando da sua Jubilação.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47716
ISSN0807-8967
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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