Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47710

TítuloNegotiating between dream, reality and nightmare: utopian, dystopian and heterotopian nineteenth-century British poets
Autor(es)Guimarães, Paula Alexandra
Palavras-chaveBritish poets
Nineteenth century
Utopian
Dystopian
Heterotopian
Poetas britânicos
Século XIX
Utopia
Distopia
Heterotopia
Data2016
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
Resumo(s)From a reading of the major theoreticians in this field, it would appear that the general concept and status of utopia has suffered a transformation along the centuries. This probably reflects the disparate ways in which Man, as a social and creative being, tends to negotiate life perspectives and choices involving three major, though opposed, loci of human existence and agency – Dream, Reality and Nightmare. This paper intends to focus its analysis on the British nineteenth century; one that is rich in new philosophical and creative approaches to ‘good’, ‘bad’ and ‘alternative’ Places – for both man and woman to imagine and inhabit. Through the exploration of the poetry and the thought of poets like Blake, Coleridge, Byron, Shelley, Tennyson, Morris and Wilde, it proposes to reflect briefly on the development of the concept of utopia along the successive literary movements that these poets have respectively embodied – Romanticism, Realism and Aestheticism. And it will argue that the concept, far from being dead or irrevocably reduced by the end of the century, indeed flourished and expanded in different ways – whether we interpret these products as eutopian, dystopian or else heterotopian versions of it, eventually suggesting that “Poetry dwells in a perpetual utopia of its own”.
Se partirmos de uma leitura dos principais teorizadores neste campo, parece que quer o conceito quer o estatuto de utopia sofreram uma transformação ao longo dos séculos, provavelmente refletindo as diferentes formas através das quais o Homem, como ser social e criativo, tende a negociar perspetivas e escolhas de vida, envolvendo os três loci principais, embora opostos, da existência e da ação humanas – Sonho, Realidade e Pesadelo. Este artigo pretende focar a sua análise no século XIX britânico – um período rico em novas abordagens filosóficas e criativas de lugares ‘bons’, ‘maus’ e ‘alternativos’, a serem imaginados e habitados quer pelo homem quer pela mulher. Através da exploração da poesia e do pensamento de poetas como Blake, Coleridge, Byron, Shelley, Tennyson, Morris e Wilde, propõe-se refletir brevemente sobre o desenvolvimento do conceito de Utopia ao longo dos movimentos literários que estes poetas têm, respectivamente, encarnado – Romantismo, Realismo e Esteticismo. Argumenta ainda que o conceito, longe de estar morto ou irrevogavelmente reduzido no final do século, de facto floresceu e se expandiu de diferentes maneiras – quer interpretemos esses produtos como versões utópicas, distópicas ou heterotópicas do mesmo; eventualmente sugerindo que "A poesia habita uma utopia perpétua que lhe é própria".
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47710
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo Col Out Other Places FINAL Rep.pdf393,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID