Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47499

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lia Raquelpor
dc.date.accessioned2017-11-17T10:53:31Z-
dc.date.available2017-11-17T10:53:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOliveira, L. R. (2016). MEDIAÇÃO DOCENTE E DISTÂNCIA TRANSACIONAL: USO DO FACEBOOK NUM MESTRADO EM REGIME MISTO (B-LEARNING). Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.04, p. 1484 – 1498 out./dez.2016por
dc.identifier.issn1809-3876por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47499-
dc.description.abstractO Ensino a Distância (EAD) continua a ser uma modalidade alternativa ao ensino presencial e nele persiste o problema da Distância Transacional. Não sendo esta distância apanágio do EAD, ela constitui um problema concreto, porém passível de minimização/resolução. O professor pode exercer uma mediação pedagógica caracterizada por um comportamento de suscitador, facilitador e orientador da aprendizagem. Para tal pode servir-se do Facebook para interagir com os estudantes, criando um ambiente de familiaridade e informalidade. Apresenta-se aqui um caso de lecionação num curso de mestrado académico em Educação que funciona em regime b-learning e no qual foi usado o Facebook, para além da plataforma institucional, como fórum de discussão e espaço de partilha de trabalhos e sensibilidades. Para recolha de dados foram usadas as técnicas da observação e análise de documentos. O curso desenrolou-se num ambiente de investigação-ação crítica no qual o professor investigou as suas práticas com a colaboração dos estudantes. Conclui-se que uma mediação plástica exercida pelo professor, servindo-se do sistema de rede social Facebook para criar um ambiente de familiaridade e informalidade, pode contribuir para superar a distância transacional no ensino superior online.por
dc.description.abstractDistance Learning continues to be an alternative modality to face-to-face settings and in distance learning the Transactional Distance problem persists. Not being this distance exclusive to distance learning, it is a concrete problem, but it can be minimized/resolved. The teacher can exercise a pedagogical mediation characterized by a behavior such as motivator, facilitator and guide to learning. For this one can use Facebook to interact with students, creating an atmosphere of familiarity and informality. Here we present a case of teaching in an academic master's degree course in Education that operates under a b-learning regime and in which Facebook was used, in addition to the institutional platform, as a forum for discussion and space for sharing of works and sensibilities. As techniques for data collection we used observation and document analysis. The course took place in a critical action research environment in which the teacher investigated his own practices with the collaboration of the students. It is concluded that a plastic mediation exercised by the teacher, using the social networking system Facebook to create an atmosphere of familiarity and informality, can contribute to overcome the transactional distance in online higher education.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de Fundos Nacionais da FCT/MCTES-PT.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEADpor
dc.subjectEnsino Superior Onlinepor
dc.subjectDistância Transacionalpor
dc.subjectNovas Literaciaspor
dc.subjectFacebook e Educaçãopor
dc.subjectDistance Learningpor
dc.subjectOnline Higher Educationpor
dc.subjectTransactional Distancepor
dc.subjectNew Literaciespor
dc.subjectFacebook and Educationpor
dc.titleMediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)por
dc.title.alternativeTeaching mediation and transactional distance: use of facebook in a master's degree course (B-learning system)por
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28477por
oaire.citationStartPage1484por
oaire.citationEndPage1498por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationVolume14por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalE-Curriculumpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
revista ecurriculum 2016.pdf346,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID