Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/47339
Título: | Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português |
Autor(es): | Quaresma, Maria Luísa Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Excelência Distinção Premiação Escola pública Excellence Distinction Award Public school |
Data: | Set-2017 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Instituto de Ciências Sociais |
Revista: | Análise Social |
Citação: | 49. Quaresma, Maria L., Torres, Leonor L. (2017). Performatividade e distinções escolares: tendências internacionais e especificidades do contexto português. Análise Social, 224, lII (3.º), pp. 560-582. |
Resumo(s): | Partindo de uma análise multidimensional da excelência académica, discute-se o papel dos rituais de distinção dos melhores alunos na escola pública. Com base numa metodologia multiescalar, procede-se ao levantamento de práticas de premiação adotadas em países mais próximos da ideologia neoliberal (EUA, Reino Unido, França e Chile) e também ao mapeamento dos mecanismos de distinção implementados nas escolas secundárias portuguesas. Os resultados apontam para a expansão global da ritualização das distinções, embora se evidenciem diferentes apropriações nacionais e locais, decorrentes das especificidades das escolas e do meio envolvente Performativity and school distinctions international tendencies and specificities of the Portuguese context. On the basis of a multidimensional analysis, we discuss in this paper the role of the rituals of distinction of the best students attending public schools. A multiscale methodology allowed us to identify not only the school award practices implemented in some countries that embrace the neoliberal ideology (usa, United Kingdom, France and Chile), but also the distinction mechanisms promoted by Portuguese secondary schools. Results show a global expansion of the distinction’s rituals, despite the different national and local appropriations due to the school specificities and to the environment |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/47339 |
ISSN: | 0003-2573 |
e-ISSN: | 2182-2999 |
Versão da editora: | http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_224_art03.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AS_224_art03.pdf | 579,84 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons