Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46949

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelim, Marcelopor
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.authorRebolo, Amáliapor
dc.date.accessioned2017-11-02T08:56:22Z-
dc.date.available2017-11-02T08:56:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1981-416X-
dc.identifier.issn1518-3483-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46949-
dc.description.abstractUm clima escolar desfavorável constitui uma fonte de vulnerabilidades à integração e segurança da comunidade educativa. As escolas não podem renunciar a corresponsabilidade na promoção da saúde psicossocial dos alunos. As entidades governamentais devem cooperar com as escolas no sentido de apurar que medidas devem ser desenvolvidas em relação às diferentes violências. Este artigo documenta a atividade e principais resultados do Projeto Carta da Convivialidade Escolar, um projeto de intervenção/investigação tute¬lado pela Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos da Região Autónoma da Madeira, Portugal e supervisionado pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. O principal objetivo deste projeto é contribuir para um ambiente escolar seguro, inclusivo e respeitador, potenciador das aprendizagens e favorecedor do sucesso escolar. Recorremos às técnicas de focus groups e à entrevista qualitativa realizada a elementos chave da comunidade educativa. Verificámos que não existe um conjunto de políticas e estratégias num formato único para resolver os conflitos e a violência em todas as escolas. É necessário identificar e testar as medidas mais adequadas às necessi¬dades específicas, à cultura (etos), ao envolvimento sociocultural e ao modelo de gestão. As alterações requerem o comprometimento da comunidade educativa. A avaliação dos resultados permite ajustar e melhorar a intervenção, substituir ou adaptar estratégias.por
dc.description.abstractUnfavorable school climate is a source of vulnerability for the integration and security of the educational community. Schools cannot give up responsibility in promoting psychosocial health of students. Government agencies should cooperate with the schools to determine what measures should be developed to deal with the different types of violence. This article documents the activity and main results of the User Friendliness Charter School Project, an intervention/research project overseen by the Regional Secretariat of Education and Human Resources, Autonomous Region of Madeira, Portugal and supervised by the Research Centre for Child Studies, University of Minho. The main objective of this project is to contribute to a safe, inclusive and respectful school environment, enhancer of learning and favoring school success. We use focus groups and qualitative interview to key members of the educational community. We found that there is not a set of policies and strategies in a single format to resolve conflicts and violence in all schools. It is necessary to identify and test the most appropriate measures to the specific needs, culture (ethos), the socio-cultural involvement and the management model. The changes require the commitment of the educational community. The evaluation of the results allows us to adjust and improve intervention, replace or adapt strategiespor
dc.description.abstractEl clima escolar desfavorable es una fuente de vulnerabilidad para la integración y la seguridad de la comunidad educativa. Las escuelas no pueden renunciar a la responsabilidad en la promoción de la salud psicosocial de los estudiantes. Los organismos gubernamentales deberán cooperar con las escuelas para determinar qué medidas deben ser desarrolladas para las diferentes violencias. Este artículo documenta la actividad y principales resultados del Proyecto Carta de la Convivencia Educacional, un proyecto de intervención / investigación supervisada por la Secretaría Regional de Educación y Recursos Humanos, la Región Autónoma de Madeira, Portugal y supervisado por el Centro de Investigación de Estudios de Niños, Universidad de Minho. El principal objetivo de este proyecto es contribuir a un ambiente escolar, potenciador del aprendizaje y favorecer el éxito escolar seguro, incluyente y respetuoso. Utilizamos grupos focales y entrevistas cualitativas con los miembros clave de la comunidad educativa. Hemos encontrado que no hay un conjunto de políticas y estrategias en un formato único para resolver los conflictos y la violencia en todas las escuelas. Es necesario identificar y poner a prueba las medidas más adecuadas a las necesidades específicas, la cultura (ethos), la participación sociocultural y el modelo de gestión. Los cambios requieren el compromiso de la comunidad educativa. La evaluación de los resultados permite ajustar y mejorar la intervención, sustituir o adaptar las estrategias.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectConvivialidadepor
dc.subjectPrevenção Intervençãopor
dc.subjectSchool violencepor
dc.subjectFriendllinesspor
dc.subjectPreventionpor
dc.subjectInterventionpor
dc.subjectViolencia escolarpor
dc.subjectConvivenciapor
dc.subjectPrevenciónpor
dc.subjectIntervenciónpor
dc.titlePromover a convivialidade escolar: o focus group como meio de formaçãopor
dc.title.alternativePromote school conviviality: the focus group as a means of trainingpor
dc.title.alternativeLa promoción de la convivencia escolar: el grupo de enfoque como medio de formaciónpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage889por
oaire.citationEndPage908por
oaire.citationIssue53por
oaire.citationConferencePlaceCuritibapor
oaire.citationVolume17por
dc.identifier.doi10.7213/1981-416X.17.052.AO09por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Diálogo Educacionalpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9_ARTIGO_Promover a convivialidade escolar_melim.pdf343,88 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID