Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46918
Título: | Narrativa digital: experimentar, explorar e reinventar a narrativa na geração Web 2.0 |
Autor(es): | Medeiros, Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais Pereira, Íris Susana Coutinho, Clara Pereira |
Data: | Jul-2016 |
Editora: | PACTOR |
Citação: | Medeiros, M. A., Pereira, Í. S. P. & Coutinho, C. (2016). Narrativa Digital: experimentar, explorar e reinventar a narrativa na geração Web 2.0. In F. Azevedo & G. Sardinha (Eds.) Leitura e Educação Literária (pp. 59-73). Lisboa: Pactor. |
Resumo(s): | O capítulo discute questões que se nos afiguram centrais em torno das narrativas digitais e da sua utilização em contexto escolar. Num primeiro momento, situa-se o conceito de texto narrativo na noção de pensamento narrativo para chegar a uma definição de narrativa digital, identificando as suas principais características e dando testemunho empírico da realidade dessas propriedades nas representações atuais de crianças pequenas, reforçando, desse modo, o conjunto de justificações para a sua presença e utilização em contexto escolar. Num segundo momento, identificam-se alguns desafios que as narrativas digitais colocam ao processo tradicional de construção de significados e exploram-se possibilidades pedagógicas, abertas pelas próprias tecnologias de informação e comunicação (TIC), para dar resposta a (e preparar para) esses desafios em sala de aula. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46918 |
ISBN: | 978-989-693-057-8 |
Versão da editora: | https://www.pactor.pt/pt/catalogo/educacao-ciencias-da-educacao/ciencias-da-educacao/leitura-e-educacao-literaria/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leitura e educação literária 59-73.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |