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TítuloA promoção da cultura pelos meios de comunicação: o caso da Rádio Universitária do Minho
Autor(es)Ribeiro, Denise Isabel Rajão
Orientador(es)Marinho, Sandra
Palavras-chaveMarketing cultural
Estratégia de comunicação
Cultura
Rádio
Cultural Marketing
Communication strategies
Culture
Radio
Data6-Jan-2017
Resumo(s)Com o mercado cada vez mais competitivo as empresas tentam encontrar novas formas de conquistar os seus públicos-alvo. Preços mais baixos, campanhas publicitárias originais ou produtos que vão ao encontro das necessidades dos seus públicos já não chega. É necessário criar uma imagem favorável e única na mente desses mesmos públicos, muitas vezes sem estes terem a perceção de que isso está a acontecer. É desta forma que nasce o conceito “Marketing Cultural”: uma nova estratégia de comunicação que visa captar e conquistar a atenção dos públicos recorrendo a uso de produtos culturais. Deste modo, as empresas associam-se ou até criam eventos/programas culturais com os quais os seus públicos se identificam, de forma a criar uma imagem favorável no seu público interno e externo. Este trabalho resulta da minha experiência enquanto estagiária na Rádio Universitária do Minho, especialmente do trabalho realizado no Departamento de Marketing e Eventos. Por conseguinte, este relatório de estágio pretende compreender de que forma a RUM faz uso da cultura na sua estratégia de comunicação, para conquistar ou manter os seus públicos-alvo. Para isso, não só analisaremos a RUM, mas iremos também observar um paralelismo entre esta e as outras rádios universitárias portuguesas. Por conseguinte, desenvolvemos este trabalho recorrendo à análise a reflexões teóricas, mas também pela observação de estratégias e troca de ideias com os representantes de cada rádio universitária do país.
With an increasingly competitive market, companies seek new ways of winning over their target audiences. It is no longer sufficient to have lower prices, original advertising campaigns or even products that meet the consumers’ needs. It is now indispensable to create a favorable and unique image in the mind of the buyers – frequently unbeknownst to the buyers themselves –, hence the birth of the concept of “Cultural Marketing”: a new communication strategy that aims to grab the consumers’ attention by using cultural products. Thus, companies associate themselves to – or even create – cultural events/programs with which their audiences identify themselves, so as to craft a favorable image in their internal and external audience. Stemming from my experience as an intern in Rádio Universitária do Minho, particularly in the Department of Marketing and Events, this internship report proposes to shed light on the way RUM uses culture in its communication strategies to enlarge or retain its target audiences. To that end, I will not only study RUM in isolation but also establish parallels between it and the remaining radio stations of Portuguese universities. Accordingly, this research has its basis on theoretical reflections as well as on the practical observation of strategies and on the exchange of ideas with the representatives of each national radio station.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46604
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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