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TítuloCompetências comunicacionais na relação médico-doente: estudo em serviço de urgência
Outro(s) título(s)Communication skills in doctor-patient relationship: a study of emergency department
Autor(es)Jesus, Elisabete Barbosa de
Orientador(es)Melo, Ana Guilhermina Seixas Duarte
Palavras-chaveComunicação médico-doente
Perceção
Empatia
Tomada de decisão
Atitudes comunicacionais
Doctor patient communication
Perception
Empathy
Decision taking
Communicational attitudes
Data16-Jan-2017
Resumo(s)A relação médico-doente tornou-se um desafio no contexto atual da medicina no que se refere à humanização, empatia, relação de poder, atitudes e competências comunicacionais. Estudos recentes demonstraram a importância que a relação médico-doente tem na melhoria do serviço prestado, assim como a importância da comunicação na prática clínica. Este estudo foi desenvolvido no serviço de Urgência do Hospital da Misericórdia de Vila Verde, junto de 100 doentes e 9 médicos. Assente em métodos quantitativos, aplicação de inquéritos aos doentes e aos médicos; e qualitativos, entrevista exploratória, a investigação procurou perceber qual a perceção que médicos e doentes do serviço de urgência do Hospital de Vila Verde têm acerca das atitudes e competências comunicacionais. Neste sentido, focaram-se aspetos subjacentes entre a relação/humanização, empatia, tomada de decisão e comunicação/adaptação verbal e não verbal, procurando concluir-se que ambos os intervenientes se sentem satisfeitos com os aspetos comunicacionais apresentados numa consulta de serviço de urgência.
The relationship between doctor and patient has become a challenge in the current context regarding humanization, empathy, power relations, attitudes and communicational skills. Recent studies have shown the importance of the doctor-patient relationship in the improvement of service, as well as the importance of communication in clinical practice. The study was conducted at the Emergency Service of the Misericórdia Hospital of Vila Verde, involving one hundred patients and nine Doctors. Based equally on quantitative methods by applying an inquiry both to doctors and patients; and qualitative methods through the application of an exploratory interview, the research sought to understand what the perception that doctors and patients in the Vila Verde Hospital Emergency Service have about communicational skills and attitudes. In this regard the research focused on aspects related to the relationship/humanization, empathy, decision taking and verbal and non-verbal communication/adaptation tried to conclude that both parts are satisfied with the communicational aspects displayed in the Emergency Service consultation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46598
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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