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https://hdl.handle.net/1822/46550
Título: | Papel do marketing digital na estratégia de comunicação e marketing dos estabelecimentos hoteleiros do Porto |
Autor(es): | Leite, Rita Abreu |
Orientador(es): | Azevedo, António Joaquim Araújo de |
Palavras-chave: | Setor hoteleiro Internet Marketing digital Gestão Hotel industry Digital Marketing Management |
Data: | 26-Abr-2017 |
Resumo(s): | A evolução da internet e a influência que tem causado nos comportamentos de
compra dos turistas levou a que os planos de gestão e de marketing se tornassem
necessariamente cada vez mais tecnológicos e digitais. Assim, este estudo pretende
identificar de que forma estão os gestores e responsáveis pelo marketing do setor hoteleiro
a utilizar o marketing digital, como ferramenta de marketing. Este estudo qualitativo tem
como amostra os estabelecimentos hoteleiros de quatro e cinco estrelas, do distrito do
Porto.
Em primeiro lugar, é apresentada a revisão da literatura que faz uma
contextualização do setor do turismo e da hotelaria em Portugal e no Porto e a forma
como são influenciados pela internet e pelo marketing digital. De seguida são
apresentados e discutidos os resultados obtidos na pesquisa qualitativa, realizada pela
análise à presença online – website, Facebook, Instagram, Twitter, Booking.com e
TripAdvisor - dos 59 estabelecimentos hoteleiros, e às entrevistas semiestruturadas que
foram realizadas a gestores e responsáveis pelo marketing de 32 dos estabelecimentos
hoteleiros em estudo.
Com este estudo concluiu-se que as ferramentas do marketing digital conferem
inúmeras vantagens ao setor hoteleiro e que, apesar de já serem utilizadas pelos
estabelecimentos hoteleiros de quatro e cinco estrelas do Porto, estes ainda não
aproveitam todo o seu potencial. Por fim, este estudo sugere medidas para a melhoria das
práticas do setor hoteleiro, além de expor as suas limitações e orientações para futuras
investigações. The evolution of the internet and the influence that it has caused in the purchasing behavior of tourists led to a modification in management and marketing plans that became increasingly technological and digital. Thus, this study aims to identify how are managers and marketeers of the hospitality industry using digital marketing, as a marketing tool. Firstly, it’s presented the review of the literature that makes a contextualization of the tourism industry and hospitality in Portugal and in Oporto and how they are influenced by internet and digital marketing. Next it is presented and discussed the results obtained in the qualitative research, by the analysis of the online presence - website, Facebook, Instagram, Twitter, Booking.com and TripAdvisor - of the 59 establishments, and the semi-structured interviews that were conducted to managers and marketeers of the 32 hotels in study. With this study, it was concluded that digital marketing tools provide numerous benefits to the hospitality industry and although they are already beeing used by the four and five stars establishments of Oporto, they still do not take advantage of their full potential. Finally, this study suggests measures to improve practices in the hospitality industry, in addition to exposing their limitations and guidelines for future researchs. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46550 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rita Abreu Leite.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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