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dc.contributor.advisorFernandes, Maria Emília Pereirapor
dc.contributor.authorSimões, Juliana Maria Gonçalvespor
dc.date.accessioned2017-09-25T10:58:07Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.date.submitted2017-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46489-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos de Gestãopor
dc.description.abstractO estudo aqui apresentado tem como objetivo sugerir melhorias ao processo de seleção da Bosch Car Multimedia (CM). Este estudo sobre o processo de seleção da Bosch CM torna-se importante nesta fase em que a organização se encontra num período de grande expansão. Desta feita, o Recrutamento e Seleção tornam-se relevantes na medida em que levarão a Gestão de Recursos Humanos a escolher os melhores colaboradores que intervirão e contribuirão para tal expansão. Tendo por base objetivo apresentado, foi utilizada uma metodologia qualitativa para levar a cabo a recolha da informação necessária ao cumprimento do objetivo. O trabalho de recolha de informação implicou a realização de 22 entrevistas aos intervenientes do processo de seleção da Bosch CM, assim como um grupo de foco aos colaboradores que passaram pelo processo de seleção da organização. A partir da análise da informação qualitativa recolhida foi possível perceber as perceções dos colaboradores sobre o processo de seleção no geral, e, mais especificamente, relativa aos métodos de seleção mais comumente utilizados pela Bosch CM. Através dos testemunhos descrevem-se os diferentes tipos de operacionalização do processo de seleção, quais os seus pontos positivos e negativos do ponto de vista dos participantes, as dificuldades que estes sentem e melhorias que os mesmos propõem. Foi ainda possível recolher testemunhos reais sobre os resultados a que os processos de seleção da organização têm levado. Com este trabalho foi então possível encetar uma proposta de melhora do processo de seleção da Bosch CM que contou com a participação dos seus colaboradores e que irá permitir à organização ajustar o processo aos perfis dos intervenientes, equacionar o modo de participação de cada interveniente no processo, redefinir aspetos importantes para o sucesso da seleção, entre outras.por
dc.description.abstractThis work has as an objective the suggestion of improvements to the selection process of Bosch Car Multimedia (CM). The study of the selection process at Bosch Car Multimedia becomes important in this phase where the organization is rapidly growing. Thus, Recruitment and Selection become relevant in the means that they will allow Human Resources Management to choose the best employees that will intervene and contribute to these expansions. With this underlying purpose, a qualitative methodology was used to carry out information gathering necessary to fulfil the objective. The information gathering process included the realization of 22 interviews on the participants of selection process of Bosch CM, as well as a focus group with employees that went through the organization’s selection process. From the qualitative information analysis it was possible to understand employees’ perception of the selection process in general, and more specifically, relative to the selection methods more commonly used by Bosch CM. According to the retrieved testimonies we can describe the different types of operations of the selection process, it’s negative and positive aspects from the participant’s perspective, the difficulties that arise and the improvements that were proposed. It was also possible to retrieve real testimonies regarding the results that the selection process has brought. This work allowed for the elaboration of a improvement proposal of Bosch CM’s selection process, that included the participation of it’s employees and will allow the organization to adjust the process to the participant’s profile, rethink the participation method of each intervenient, redefine important aspects of the selection process, amongst others.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectRecrutamento e seleçãopor
dc.subjectProcesso de seleçãopor
dc.subjectMétodos de seleçãopor
dc.subjectTriagem curricularpor
dc.subjectEntrevista de seleçãopor
dc.subjectHuman resourcespor
dc.subjectRecruitment and selectionpor
dc.subjectSelection processpor
dc.subjectSelection methodspor
dc.subjectCurriculum reviewpor
dc.subjectSelection interviewpor
dc.titleO processo de seleção da Bosch Car Multimedia: propostas de melhoriapor
dc.title.alternativeThe selection process of Bosch Car Multimedia: improvement suggestionspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201719770por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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