Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46469
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azevedo, Ana Francisca de | por |
dc.contributor.author | Almeida, Carlos Riccelly Guimarães de | por |
dc.date.accessioned | 2017-09-22T14:53:39Z | - |
dc.date.available | 2017-09-22T14:53:39Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-02 | - |
dc.date.submitted | 2016-10-19 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46469 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Geografia | por |
dc.description.abstract | Tendo como enquadramento geral debates teórico-práticos da Geografia Cultural contemporânea, a presente dissertação desenvolve-se no âmbito da Geografia e Música, trazendo a discussão diferentes perspectivas desenvolvidas neste campo de estudo. Debruçada sobre a tentativa de compreensão das espacialidades geradas pela Cantoria de Repente, perspectivada enquanto Arte do Improviso, esta investigação apresenta como traços distintivos a profunda interligação entre teoria e prática, a ampla componente empírica e de trabalho de campo, bem como a força expressiva do seu carácter enquanto testemunho de um esforço de posicionalidade do sujeito autoral. No decurso da pesquisa vai-se revelando a estrutura das Cantorias e o modo como esta manifestação cultural funciona até aos dias de hoje e de forma revigorada como expressão de uma macro-região geográfica brasileira o Nordeste. | por |
dc.description.abstract | This study is developed within the wider field of Cultural Geography and explores emergent relations between Geography and Music. More specifically it explores the complex spatiality of a Brazilian genre of music the Cantorias de Repente, an art of improvisation developed in Sertão, Northest region, from early XIX century up to our days. The relation between this cultural expression and recurrent movements of migration specially to the largest cities as São Paulo, turned the Repent into a communitarian place, a place where landscape, identity and memory play crucial roles, turned into a large and dynamic movement of resistance against the uneven politics for regional development inside the country. As distinctive marks of this study are the deep penetration between the theoretical and practical dimensions, the large investment on the empirical part of the study and fieldwork, and its strength as a testimony of the strong effort of positionality by the author. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Geografia cultural | por |
dc.subject | Cantorias de Repente | por |
dc.subject | Música brasileira | por |
dc.subject | Nordeste Brasileiro | por |
dc.subject | Cultural geography | por |
dc.subject | Brazilian music | por |
dc.subject | Northeast Brazil | por |
dc.title | O repente em seu lugar: dinâmicas espaciais de uma arte popular: resistindo em versos plenos | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201600803 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Ciências Sociais | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Carlos+Riccelly+Guimarães+de+Almeida_2016+.pdf | Tese | 19,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |