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https://hdl.handle.net/1822/46152
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Borges, Germano José Conceição Pinto | por |
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-10T07:52:29Z | - |
dc.date.available | 2017-07-10T07:52:29Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46152 | - |
dc.description.abstract | O acesso ao ensino superior pode revelar-se uma etapa disruptiva para estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundário face a percursos marcados pela linearidade institucional da excelência académica. Será que a candidatura ao ensino superior deste grupo de alunos é apenas mais uma etapa de validação da linearidade das suas trajetórias escolares de excelência? Ou representará a etapa inicial de um conjunto de descontinuidades não esperadas que acabarão já no ensino superior por fazer gorar o estatuto de excelência anteriormente granjeado?A análise aos resultados do concurso nacional de acesso entre 2012 e 2016 evidencia descontinuidades expressivas no acesso ao ensino superior com um número significativo de estudantes distinguidos a serem excluídos da 1.ª opção da candidatura concernente ao ano de conclusão dos estudos no ensino secundário, após infrutíferas tentativas na 2.ª e 3.ª fase. Está-se na presença de 112 estudantes três vezes “medalhados com o ouro”, pelo mesmo sistema público de ensino que na fase de transição lhes consente uma de duas alternativas: manter a linearidade do percurso escolar, com o acesso ao ensino superior por via de segundas opções (itinerário trilhado pelos candidatos a cursos de Tecnologias) ou quebrar a sequencialidade do trajeto e voltar a concorrer no ano ulterior (roteiro continuado pelos candidatos a cursos da área de estudos da Saúde). | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho | por |
dc.description.sponsorship | SFRH/BD/102429/2014; UI/CED/1661/2016. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Transições escolares | por |
dc.subject | Excelência académica | por |
dc.title | A excelência em transição: as dinâmicas de acesso ao ensino superior de estudantes distinguidos no ensino secundário | por |
dc.type | conferencePoster | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferencePlace | Centro de Congressos de Lisboa | por |
oaire.citationTitle | Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
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PosterCiência2017_Borges, G. & Torres, L. L. (2017).pdf | 840,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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