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https://hdl.handle.net/1822/46145
Título: | Estudo da deformação permanente em pavimentos novos e reabilitados |
Autor(es): | Thives, Liseane P. Trichês, Glicério Pais, Jorge C. Pereira, Paulo A. A. Rohde, Luciana |
Palavras-chave: | Asfalto borracha Deformação permanente Pavimentos rodoviários |
Data: | Mai-2014 |
Editora: | Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) |
Citação: | Thives L., Trichês G., Pais Jorge C., Pereira P., Rohde L. Estudo da deformação permanente em pavimentos novos e reabilitados, 21º Encontro de Asfalto, 2014 |
Resumo(s): | A deformação permanente é uma das principais degradações que ocorrem nos pavimentos flexíveis e se reflete em afundamentos que aparecem na superfície dos revestimentos asfálticos sob a forma de fundamento de trilha de roda. Este fenômeno é característico de elevadas temperaturas, ocorrendo, rincipalmente no verão. Apesar da parcela de importância da deformação permanente ser relativa ao gregado, a porção devida ao ligante é relevante. Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados e ensaios de deformação permanente conduzidos com misturas com asfalto borracha em comparação com uma mistura convencional de referência. Foram realizados ensaios de laboratório, sendo um, o ensaio de cisalhamento repetido a altura constante (RSST-CH), para pavimentos novos e outro com o simulador de tráfego Wheel Tracking, para reabilitação de pavimentos. Os resultados obtidos para pavimentos novos revelaram que as misturas com asfalto borracha obtiveram uma maior resistência à deformação permanente. Para pavimentos reabilitados, os resultados mostraram que a mistura convencional apresentou uma elevada taxa de velocidade de deformação e que inviabilizaria o seu emprego em camadas de desgaste. Por outro lado, a substituição de parte da mistura convencional por misturas com asfalto borracha mostrou uma significativa redução na deformação permanente total. The permanent deformation is a major degradation that occurs in flexible pavement and reflects in depressions that appear on the surface of the asphalt surfaces in form of wheel rut depth. This phenomenon is characteristic of high temperatures, occurring mainly in summer. Despite the importance of the permanent deformation is related to the aggregate, the portion due to the binder is very important. This paper aims to present the results of tests conducted with permanent deformation with asphalt rubber mixtures in comparison with a conventional mixture as a reference. Laboratory tests were performed, one, the repeated shear test at constant height (RSST-CH), to new pavement surface and another with the traffic simulator Wheel Tracking for rehabilitated pavement. The results obtained showed that the new pavements, the asphalt rubber mixtures obtained a better resistance to permanent deformation. To rehabilitated pavements, the results indicated that the conventional mixture presented a high rate of deformation and that invalidate its use in surface layers. On the other hand, the replacement of part of the conventional mixture by asphalt rubber mixture revealed a significant reduction in total permanent deformation. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46145 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2658-CN-52_Estudo da deformação permanente em pavimentos novos e reabilitados.pdf Acesso restrito! | 525,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |